Nesta edição do UFPA Entrevista, recebemos Diego Martins que desenvolveu uma cartilha para orientar o atendimento a casos de violência contra crianças e adolescentes, durante o seu mestrado em Segurança Pública.
Segundo a Coordenação Estadual de Saúde do Adolescente, 4.472 casos de violência sexual contra adolescentes foram registrados no Estado do Pará, entre 2013 e 2017. Diego, que já atuou na vara de crimes contra crianças e adolescentes e atualmente é servidor do Tribunal da Justiça pela 4ª vara da infância e juventude, explica que o maior desafio que notou durante a pesquisa foi a dificuldade de acesso à informação, e que o objetivo da cartilha é justamente tornar essa informação mais acessível.
“Nós temos grandes desafios, e a cartilha vem justamente nesse intuito. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), por exemplo, tem uma linguagem muito técnica-jurídica, que nem sempre é de fácil compreensão pela população, por isso, a cartilha veio com esse intuito de ser mais didática e simples para que as pessoas possam se apropriar dessas informações e saber como agir em casos de violência cometida contra crianças e adolescentes, principalmente crimes sexuais”, explica.
Durante a entrevista, Diego também esclarece a intenção da criação do material, seu processo de elaboração com base tanto nos procedimentos legais quanto a partir de dúvidas recorrentes sobre o tema, além das ações que realiza para divulgação do trabalho em escolas e outros ambientes abertos à comunidade.
Para saber mais sobre a cartilha Passo a passo para atendimento dos casos de violência contra crianças e adolescentes não deixe de ouvir esta edição do UFPA Entrevista.
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Jamille Leão
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.