Coletivo de Mães Universitárias Pela Permanência

“UFPA Entrevista – Mães Universitárias Pela Permanência”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

O Coletivo de Mães Universitárias Pela Permanência está em destaque nesta edição do UFPA Entrevista. No programa, a bolsista de Jornalismo Denily Fonseca conversa com a estudante do curso de Música Karen Suellen, uma das diretoras do Coletivo.

Organizado por discentes da UFPA, há quase 2 anos, o Coletivo de Mães Universitárias Pela Permanência luta em defesa de políticas que possam contribuir para que as mulheres com filhos crianças permaneçam e finalizem seus cursos na Universidade Federal Federal do Pará.

“Antes do Coletivo, existia um núcleo de mães no curso de Pedagogia que era coordenado pelas estudantes Eunice e Renata, que também fazem parte da direção do Coletivo de Mães Universitárias Pela Permanência. Elas, sendo mães e vendo que tinham muitas mães no curso delas, começaram a pensar em formas de tratar os assuntos maternos dentro do curso”, conta Karen Suellen.

No UFPA Entrevista, Karen explica, também, que o movimento se fortaleceu, ainda mais, a partir do abaixo assinado “RU para Nossas Crianças”, quando foram coletadas dezenas de assinaturas de estudantes nas filas dos Restaurantes Universitários, nas salas de aula, além dos atos e ações do Movimento Estudantil. Assim, o abaixo assinado resultou em um diálogo com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), garantindo o mesmo valor da refeição para as crianças das mães universitárias.

“No RU, até novembro de 2023, se você era mãe e tinha uma criança que você trazia com você, essa criança não tinha direito a uma bandeja. Você comprava uma bandeja e tinha que dividir com a criança e o que acontecia era que essa mãe passava fome. Então, as companheiras Eunice e Renata levaram essa demanda para o movimento estudantil, que nesse caso era o Movimento Correnteza e surgiu o abaixo assinado”, ressalta Karen.

A garantia da alimentação com o preço acessível para as crianças nos restaurantes universitários, sem dúvida, é uma grande conquista do Coletivo de Mães Universitárias Pela Permanência. Mas, segundo a diretora Karen Suellen, o movimento luta também pela construção de uma creche na universidade. Para ela, assegurar assistência às mães estudantes é garantir o direito à formação superior.

“Toda a nossa luta tem sido nesse sentido, de muito mais do que por nós ser por todas as mulheres mães que adentram os muros da universidade. Nem todas nós quando chegamos aqui sonhávamos em ser mães, eu não esperava, fora as outras que já entram sendo”, destaca Karen, que ressalta, ainda, “Então, o coletivo existe, principalmente, para acolher essas estudantes e mostrar que elas não estão sozinhas”.

Para saber mais detalhes sobre o Coletivo de Mães Universitárias Pela Permanência, e ainda, conhecer um pouco das lutas, trajetória e atuação dentro da UFPA, não perca está edição do UFPA Entrevista.