Corte de recursos e o Future-se na pauta com o Reitor Emmanuel Tourinho

Corte de recursos e o Future-se, programa proposto pelo Ministério da Educação como uma alternativa para injetar recursos nas instituições de ensino superior, estão na pauta desta edição do UFPA Entrevista com o professor Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da Universidade Federal do Pará.

O professor inicia a entrevista contextualizando o cenário de cortes e contingenciamento de gastos nas universidades federais, que vem acontecendo desde 2015. Ele afirma que hoje em dia o orçamento disponível para a manutenção da UFPA está 20% menor do que há cinco anos. Quando se trata de investimentos em pesquisas cientificas por meio da CAPES e CNPq, a situação é ainda mais grave devido aos cortes orçamentários no Ministério de Ciência e Tecnologia.

“…o Pais está indo na contramão daquilo que fazem as nações desenvolvidas e até algumas nações em desenvolvimento que é: em um cenário de crise investem mais em ciência e tecnologia porque é isto que pode dar para o país uma economia mais competitiva, pode dar para o país uma capacidade maior de resolver os seus problemas econômicos e sociais”, afirma Emmanuel ao explicar o impacto dos cortes de gastos na educação pública.

O Future-se foi proposto como uma forma de sanar os problemas envolvendo a escassez de recursos para instituições federais de ensino superior, porém o reitor aponta que as instituições foram surpreendidas pelo projeto que foi apresentado sem diálogo com os reitores das universidades federais. O professor aponta que as universidades federais brasileiras são referência em educação mesmo com limitações orçamentárias e o que falta são políticas públicas de manutenção dessas instituições, o que não se resolve com a abertura para investimentos de direito privado.

Emmanuel Tourinho frisa ainda que o projeto fere o artigo nº 207 da Constituição, que prevê a autonomia administrativa das instituições de ensino superior públicas, quando dá a abertura para que “Organizações Sociais” independentes da universidade passem a gerir questões administrativas do contexto universitário. ”não existe universidade eficiente que não tenha autonomia para decidir sobre seus projetos”, explica o reitor.

Para entender mais sobre o posicionamento da Universidade Federal do Pará quanto ao contingenciamento de recursos e o Future-se, sintonize-se no UFPA Entrevista com o professor Emmanuel Zagury Tourinho aqui na Rádio Web UFPA.  Mais informações e os impactos do Future-se para as universidades públicas, você também acompanha nesta outra edição do UFPA Entrevista https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/future-se/

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Gabriel Souza