Emmanuel Tourinho assume reitoria para gestão 2020-2024

“Emmanuel Tourinho assume reitoria para gestão 2020-2024”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

Nesta edição do UFPA Entrevista nosso convidado é o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho. Ele trata do longo processo entre sua eleição pela comunidade acadêmica até a nomeação para a gestão 2020-2024.

Emmanuel Tourinho concorreu à reeleição junto com o professor Gilmar Pereira da Silva pela chapa “Universidade pública, autônoma, de excelência, plural, diversa e inclusiva”, que obteve 92,7% dos votos totais e 88,6% dos votos válidos ponderados na consulta à comunidade realizada no final de junho. O professor também conquistou a maioria dos votos no Conselho Universitário (Consun) e encabeçou a lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação em 14 de julho.

Entretanto, não foi nomeado e precisou deixar o cargo de reitor em 22 de setembro. Nesse período, o vice-reitor Gilmar Pereira assumiu a reitoria em exercício e, no último dia 10 de outubro, o professor Tadeu Oliver Gonçalves foi nomeado como reitor pró-tempore pelo Consun em medida amparada no Estatuto da UFPA.

A nomeação do reitor ocorreu apenas em 13 de outubro após ações dos três integrantes da lista tríplice, que ajuizaram mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para que a Presidência da República indicasse um deles para o cargo. Além disso, manifestações e protestos de entidades da sociedade civil e da comunidade acadêmica geraram um grande debate sobre a importância da garantia da autonomia universitária.

Emmanuel Tourinho é doutor em Psicologia Experimental, professor titular da UFPA e já exerceu o cargo de pró-reitor de pesquisa e pós-graduação (2009-2016) e reitor (2016-2020). Agora reconduzido ao cargo, ele falou sobre os planos para a gestão 2020-2024 que são pautados em três eixos: defesa da autonomia universitária, excelência acadêmica e promoção da inclusão e interação da universidade com a sociedade.

O professor também abordou como a Administração Superior pretende enfrentar os desafios para garantir recursos para a manutenção e avanço das políticas em desenvolvimento na UFPA, visto que espera-se para o próximo ano uma nova redução no orçamento das universidades brasileiras. Para saber mais detalhes, confira esta edição especial do UFPA Entrevista.

Apresentação, produção e roteiro: Fabrício Queiroz
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Luis Macedo (Câmara dos Deputados)

O UFPA Entrevista vai ao ar todas às segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.