Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA).

Diante de um cenário da carência de debates sobre a produção do conhecimento em comunicação na Amazônia, alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPA (PPGCOM) e do Programa de Programa de Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da UNAMA (PPGCLC) se uniram para promover o Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA).

A primeira edição do evento acontecerá entre os dias 22 e 24 de novembro de 2017, na Universidade Federal do Pará. Com o tema “Os desafios da pesquisa em Comunicação na Amazônia”, o evento busca reunir profissionais da área da comunicação para compartilhamento de estudos e pesquisas com outros discentes e pesquisadores da região.

“Apesar dos dois Programas de Pós-Graduação funcionarem na mesma cidade e não terem uma distância tão grande, a gente desconhecia a produção da maioria dos estudantes. Então a gente precisava começar a criar esses laços desde já, porque a área da comunicação ainda está crescendo, então promover esse diálogo dentro da organização do evento ajuda muito nesse sentido”, afirma Victor Lopes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPA e um dos membros da comissão organizadora.

Um dos destaques da programação do EPCA será a reunião de Grupos de Trabalho (GTs) nas áreas de: Comunicação e Consumo; Comunicação, Contra-Hegemonia e Cidadania; Comunicação e Espetáculos Culturais Contemporâneos; Comunicação e Etnografia; Comunicação e Experiência Estética; Comunicação e Política; Estudos de Audiovisual e Fotografia; Memória nas Culturas Midiáticas; Narrativas, Comunicabilidade e Mediações Linguageiras.

Nesta edição do UFPA Entrevista, os convidados são os mestrandos Juliana Miranda e Victor Lopes, que destacam a organização do evento, as possibilidades de debates nessas temáticas e o cenário de fortalecimento da pesquisa em comunicação na Amazônia. Para mais informações sobre o EPCA, acompanhe o UFPA Entrevista.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção: Giullia Moreira
Gravação e montagem: João Nilo e Eder Monteiro

Esta edição do UFPA Entrevista vai ao ar quarta-feira, às 15h / quinta-feira, às 19h.