A importância da Arte no processo educacional

Nesta edição do programa UFPA Ensino, entenda o papel da arte nas escolas, os atuais desafios e as possíveis soluções para a conquista do espaço artístico no processo educacional formal e não formal.

O bate papo é com os atores e palhaços Marcelo David e Suani Correa, além do músico, compositor e estudante de psicologia Herlon dos Santos, e o ator e contador de histórias Leonel Ferreira.

Para Herlon dos Santos, a arte tem uma função primordial na educação. “O mundo infanto-juvenil é údico, por isso, quando se trabalha a arte nas escolas formais e informais está se trabalhando o desenvolvimento sensorial e emocional da pessoa”.

O ator e palhaço Marcelo David aponta outra contribuição da arte para o processo educacional que está relacionado ao papel do professor. Para ele, “da mesma forma que o ator precisa chamar atenção do público, o professor também precisa conquistar o interesse dos alunos para as disciplinas”.

Apesar da importância, nem sempre as escolas reconhecem e valorizam as práticas artísticas, além dos eventos pontuais. Para superar os desafios dessa falta de atenção, a atriz e professora Suani Correa acredita que os cursos de licenciatura específicos de arte, a exemplo do teatro, podem apontar um novo horizonte.

Leonel Ferreira destaca também a falta de políticas públicas para a incentivo e valorização da Arte no dia-a-dia da sociedade. “O Pará não tem um festival de teatro e o Estado tem sim a obrigação de oferecer festivais artísticos para a população”.

Os convidados discutem também como a música, a palhaçaria, a contação de histórias e o teatro podem despertar a atenção dos alunos em sala de aula. Para saber mais, acompanhe esta edição do UFPA Ensino.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção: Erlane Santos

Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Ensino vai ao ar todas as quartas-feiras, às 10h e 21h.

Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 19h. / Sábado, às 21h.