Teatro em Belém: poéticas, memórias e militância

O projeto de pesquisa ‘‘Teatro em Belém: poéticas, memórias e militância’’ é desenvolvido pelo professor Denis Bezerra, da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA).

Investigar as experiencias do teatro na capital paraense é o principal objetivo do estudo, que começou a partir da constatação de que o conteúdo disponível sobre a história dessa manifestação artística esta concentrado no eixo Rio/São Paulo, com poucos registros sobre as ações realizadas em Belém, desde a fundação da cidade no século XVII.

De acordo com o professor Denis Bezerra, o recorte da investigação é o teatro amador.  Liderado por Pasqual Carlos Magno, o movimento, constituído pelos estudantes universitários, combatia o teatro comercial que na época era pautado no teatro de revista, na chanchada e no teatro das vedetes.

Nesta edição do programa Universidade Multicampi, Denis Bezerra também destaca a formação interdisciplinar dos professores de teatro, a política cultural e o incentivo a leitura.

Apresentação e gravação: Joel Cardoso

Texto: Graziela Ferreira

Montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h e 21h.

Horários alternativos de exibição: quinta-feira, às 15h / Sábado, às 19h.