Encontro Nacional de Clubes de Ciência está com inscrições abertas

Encontro Nacional de Clubes de Ciência está com inscrições abertas para submissão de trabalhos.
O evento, organizado pelo Instituto de Educação Matemática e Científica, o IEMCI, será realizado no campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém.

A última edição do evento foi realizada em 1998. E este ano retorna para comemorar os 40 anos do Clube de Ciências da UFPA, motivo pelo qual a universidade foi escolhida como sede desta nona edição, informa o professor Jesus Brabo, que faz parte da organização do evento.

Ainda de acordo com o professor, uma das propostas este ano é fazer um resgate da memória dos eventos anteriores. “Obviamente, as pessoas que faziam parte da organização não estão mais trabalhando, mas decidimos convidá-las para resgatar a história dos clubes de ciência no Brasil”, afirma Jesus.

“A ideia dos clubes de ciência em geral, é participar de feiras de ciência”, esse estímulo, segundo o professor, ajuda a incentivar os jovens a se interessarem pela ciência e pelos clubes, futuramente se tornando grandes cientistas e profissionais.

A novidade para a edição de 2019 é a integração com o projeto Ciência na Ilha, que divulga e integra conhecimento científico com as práticas cotidianas das comunidades das ilhas de Belém. Assim, os participantes do Encontro Nacional terão a oportunidade de conhecer a realidade dos alunos e das escolas ribeirinhas, além das pesquisas realizadas na Amazônia.

As inscrições para submissão de trabalhos nos dois eventos estão abertas. Para o Encontro Nacional de Clubes de Ciência o prazo encerra no dia 10 de novembro. Já para apresentar trabalhos no Ciência na Ilha, os interessados podem se inscrever até o dia 17 de novembro. Os eventos serão realizados nos dias 3, 4, 5 e 6 de dezembro. Para submeter trabalhos acesse even3.com.br/enacc ou ciencianailha.wordpress.com

Para saber mais, não perca esta edição do UFPA Entrevista, com o professor Jesus Brabo, que destaca os detalhes das programações.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Thiago Vasconcelos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Ascom-UFPA

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.