“EPCA 2023”
UFPA Entrevista
Rádio Web UFPA
O EPCA 2023 está em destaque nesta edição do UFPA Entrevista. Sobre a 6ª edição do Encontro de Pesquisadores em Comunicação na Amazônia, a estudante de jornalismo, Livia Leoni, conversa com o doutorando William Costa. Ele destaca a programação do evento que será realizado nos próximos dias 21 e 23 de novembro, totalmente online e com inscrições gratuitas para ouvintes.
Com o tema “Atravessamentos da Comunicação no Contexto das Amazônias e suas Interações”, o Encontro reúne nomes como o dos pesquisadores Philip Fearnside, do INPA, Nobel da Paz em 2007, e da professora Violeta Loureiro, da UFPA, referência em diálogos sobre a Amazônia e o processo colonial no Brasil.
Organizado por discentes do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará, o EPCA possibilita um diálogo fundamental para a consolidação das pesquisas em comunicação produzidas especialmente aqui na região.
Assim, para o doutorando William Costa, do PPGCOM-UFPA, o EPCA proporciona oportunidades de experimentar as pesquisas em comunicação na Amazônia, sendo uma forma de facilitar a integração entre os pesquisadores, especialmente, dos estados amazônicos.
“Isso porque, na maioria das vezes, as temáticas dos estudos são muito próximas, mesmo com as distâncias geográficas. Então, o objetivo é esse reunir os pesquisadores que estão produzindo conhecimento em comunicação na Amazônia para dialogar. Acredito que esse é um dos pontos nobres que o EPCA possibilita aos alunos e também aos professores da área, aqui na região”, ressalta William.
A programação do VI EPCA conta com a participação de diversos pesquisadores renomados no campo comunicacional e suas interfaces. E além de conferências, o evento inclui a tradicional Jornada Interprogramas, com representantes dos programas de Pós-Graduação em Comunicação da Amazônia brasileira. E tem, ainda, as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs), que envolve docentes, discentes e egressos de cursos de graduação e pós-graduação de todo o País.
E entre os diversos convidados do EPCA 2023, está a primeira jornalista indígena da televisão brasileira, a rondoniense Luciene Kaxinawá, apresentadora no canal Futura; o professor Dr. Walter Teixeira Lima Junior (UNIFESP/UFPA), que atua com pesquisas interdisciplinares em Tecnologia, Comunicação e Sistemas Cognitivos Artificiais; e, ainda, a fotógrafa Marcela Bonfim que foca o olhar a partir de uma narrativa visual e política sobre a constituição e memória da população negra brasileira, enraizada na região amazônica.
“Esses convidados têm tudo a ver com a temática do evento deste ano porque há muito esse preconceito, há muito essa colonialidade de pensar e querer impor uma realidade que não é a nossa realidade”, comenta William Costa, que ressalta, ainda, “só conhece a Amazônia quem vive aqui, quem está aqui, quem é atravessado por essas Amazônias. É uma grande área geográfica, mas é também uma grande área de conhecimento, ou seja, são espaços muito importantes de diálogos interdisciplinares”.
Inscrições
A inscrição como ouvinte é gratuita e pode ser realizada até 23 de novembro no site do evento: https://www.even3.com.br/epca2023/. Todas as modalidades de inscrição darão direito a um certificado. Para ficar por dentro da programação e, ainda, como participar do EPCA 2023, não perca esta edição do UFPA Entrevista. As novidades e informações sobre o evento, também, podem ser conferidas pelo perfil @epcamazonia, no Instagram. O EPCA 2023 tem apoio da Propesp-UFPA.