Future-se

Nesta edição do UFPA Entrevista conversamos com Rhoberta Araújo, representante da Associação de Docentes da UFPA (ADUFPA), sobre o projeto proposto pelo atual ministro da educação Abraham Weintraub, o Future-se. A medida em questão tem como objetivo estimular investimentos da iniciativa privada em instituições públicas de ensino numa tentativa de amenizar o problema da falta de recursos para universidades federais.

Rhoberta reforça o posicionamento da Associação contrário ao Future-se e como mais um ataque do governo federal contra o ensino superior público. Além disso, explica que existem outras iniciativas que já impactam na rotina das universidades federais, como a Proposta de Emenda Constitucional 241, que congelou os investimentos em áreas sociais, entre elas a educação, por 20 anos.

O Future-se prevê que organizações sociais de cunho privado por meio de contratos possam investir em faculdades e instituições públicas participando também da gestão de questões internas como escolha do quadro de docentes, da metodologia e do teor das pesquisas. “As ações que o governo federal – e se replica em alguns governos estaduais – vem tomando coloca o professor na berlinda. Temos sofrido um processo de ataque moral contra nossa profissão, temos sido acusados de uma série de inverdades em relação à nossa prática docente e um desdobramento disso é o ataque à estrutura de pesquisa cientifica no país”, afirma a professora Rhoberta Araújo ao se referir aos cortes de gastos nas bolsas de pesquisa da Capes e CNPq.

Diante desse cenário, a ADUFPA rejeitou o Future-se alegando que a medida ataca diretamente a autonomia das universidades públicas e retira a responsabilidade pela manutenção das instituições de ensino da gestão federal. Rhoberta Araújo afirma que não existe garantia de que as organizações sociais possam suprir as necessidades orçamentárias e administrativas das instituições públicas de ensino. Frisa também que a lógica de pesquisa cientifica não pode ser substituída por uma lógica de mercado que busca resultados a curto prazo e afirma que as OS podem ser prejudiciais à ciência e educação brasileiras.

Para entender mais sobre a perspectiva da ADUFPA sobre o Future-se e o impacto que o programa pode ter nas instituições de ensino superior, fique ligado aqui na Rádio Web UFPA.

Apresentação: Fabricio Queiroz
Produção e roteiro: Gabriel Souza
Gravação e Montagem: João Nilo
Supervisão e edição: Fabricio Queiroz e Elissandra Batista

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.

Compartilhe !

Id:6670

Pular para o conteúdo