UFPA recebe palestra e exposição comentada com Luiz Braga

O fotógrafo Luiz Braga apresenta na próxima quinta-feira, 17, às 9h, uma projeção comentada de seu trabalho “Periferia Ribeirinha de Belém – Uma paisagem de resistência”, desenvolvido com o apoio do Programa Rumos Itaú Cultural. Será no auditório da Pós-graduação do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (PGITEC/UFPA), e o objetivo é mostrar o resultado desta pesquisa ainda inédita em Belém, e que marca o retorno do fotógrafo ao território onde consolidou sua obra desde os anos 1980, quando era aluno do curso de Arquitetura.

Realizadas entre os anos de 2018 e 2019, as imagens celebram a caboquice como um aspecto diferencial da cultura paraense e amazônida. Luiz Braga havia se distanciado desse território por conta da violência que lhe impedia de transitar com a leveza e tranquilidade de antes. “Depois de assumir atuar com dois seguranças, assistente e produtor em locais que costumava trabalhar sozinho, sem nunca ter tido um incidente, me permiti me envolver pela criatividade e alegria que ainda pulsam na periferia”, ele conta.

Em suas andanças Braga verifica que a sabedoria cabocla se impõe pela necessidade de driblar as carências, sobrevive espelhada nas cores, nas luzes e no trabalho duro, e que a paisagem ribeirinha resiste à gentrificação com suas palafitas engenhosas, mas ele também vê e registra a visão panorâmica a partir do rio Guamá antecipando o amontoado de prédios, com aparência de robôs, a empurrá-las rumo ao fundo do rio. Ele prevê que o prenúncio de um espelho vazio, uma cidade com cara de nada, acabará por emergir.

O artista diz: “ao iniciar o projeto desejava me ater aos grandes planos, mas ao caminhar nas passagens, vielas e trapiches meu olhar não pode se desviar dos seus habitantes, os detentores desse saber chamado caboquice e que nos diferencia do resto do mundo”.

Luiz Braga conjectura sobre o fato deste termo (caboquice) ainda carregar um significado pejorativo, o que rejeita e considera injusto: “a pintura das casas e dos barcos com cores primárias, em combinações lindas e de geometria surpreendente é pura caboquice, está presente nos gestos, na música, no jeito de falar, vestir e dançar”, diz.

A palestra ocorre em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA e, segundo Braga, muito oportuna visto que aquela vizinhança está impregnada da essência do seu trabalho, assim como é importante discutir esse tema entre a comunidade acadêmica. O auditório do PGITEC fica no Campus II da UFPA, no Guamá. A entrada é franca.

Serviço:
Palestra do fotógrafo Luiz Braga: Periferia Ribeirinha de Belém – Uma paisagem de resistência
Dia 17 de setembro de 2019, às 9h, no auditório do PGITEC da UFPA (Campus II,Guamá). Entrada franca

Texto: Maria Christina Barbosa
Foto: Luiz Braga