Conhecida como uma das escritoras brasileiras mais influentes do século XX, Clarice Lispector deixou grande legado para a literatura nacional e internacional. Ela escreveu contos, romances, crônicas e ensaios. Em suas obras, Clarice buscou retratar diversos aspectos do cotidiano juntamente com conflitos psicológicos.
Segundo a professora e pesquisadora Nádia Battella Gotlib, a qualidade dos escritos de Clarice é notória. Para ela, Clarice revolucionou as estruturas narrativas da época e renovou o modo de contar histórias.
“Ela acabou com aquela estrutura rígida de completude. De começo, meio e fim. Então, ela enveredou num caminho de exploração da intimidade das personagens, sobretudo das mulheres”, explica a pesquisadora. “A literatura dela tem um movimento muito especial na medida em que ela acompanha as experiências interiores das personagens com muitos detalhes. Ela tem uma capacidade de tradução do que está dentro da alma da gente.”
A importância desta escritora é incontestável e nesta edição do UFPA Entrevista conversamos sobre A Literatura de Clarice Lispector. A convidada é a pesquisadora Nádia Battella Gotlib, da Universidade de São Paulo (USP), que esteve em Belém para participar do Colóquio “Sem Clarice: Um colóquio pelos 40 anos de morte”, promovido pelo Grupo de Estudos Benedito Nunes.
No programa, a professora relata sua experiência com pesquisa sobre a escritora, em especial o trabalho sobre o acervo bibliográfico de Clarice Lispector. Para saber mais, não perca esta edição do UFPA Entrevista.
Apresentação: Elissandra Batista
Produção e Roteiro: Fabrício Queiroz
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
O UFPA Entrevista vai ao ar segunda-feira, às 15h.
Horários alternativos: Terça-feira, às 19h; quarta-feira, às 15h; e quinta-feira, às 19h.