Lúcio Flávio Pinto, jornalista e redator do Jornal Pessoal, um informativo quinzenal histórico no Pará desde 1987, é convidado especial do UFPA Entrevista desta semana, dentro da série memórias Facom 45 anos. Com a reexibição da série, estamos revisitando um pouco da história da Faculdade de Comunicação da UFPA por meio de entrevistas com professores, ex professores, profissionais, alunos e ex alunos que participaram da programação especial exibida em comemoração aos 40 anos da Facom, celebrados no dia 24 de fevereiro de 2016.
No programa, que foi apresentado pela jornalista Elissandra Batista, Lúcio Flávio Pinto falou sobre sua carreira como jornalista e lembra o período que atuou como professor da UFPA. Ele também destacou os desafios de manter o Jornal Pessoal e como vê o futuro dos jornalistas em meio ao cenário tecnológico imerso nas redes sociais digitais. “O jornalismo de retaguarda, baseado em fontes secundárias, o release, o Google, esse não é o melhor jornalismo. Isso é um problema mundial. É mais agravado no Pará e na Amazônia porque aqui a história está se fazendo e em alguns lugares a história está feita. Então, infelizmente o jornalismo como fonte de história não está cumprindo sua missão”, afirma Lúcio Flávio Pinto.
Lúcio Flávio Pinto recebeu o Prêmio Wladimir Herzog em 2012, também recebeu quatro prêmios Esso de Jornalismo e outros dois da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Pela defesa da verdade e das injustiças sociais, recebeu em Roma o prêmio Colombe D’oro per la pace em 1997, e 2005 recebeu o prêmio anual do CPJ (Comittee for Jornalists Protection), de Nova York. Uma trajetória reconhecida em favor da comunicação e da Amazônia.
Para saber mais sobre o trabalho de um dos maiores jornalista do Brasil, não perca esta edição do UFPA Entrevista. Relembrando que o programa integra a programação especial de 40 anos da Faculdade de Comunicação produzida pela Rádio Web UFPA, em 2017. Assim, esta e outras edições do UFPA Entrevista que contam um pouco da história da Faculdade de Comunicação e da comunicação no Pará ao longo da história você acompanha nas reprises na programação da Rádio Web UFPA. Além disso, os programas também pode ser ouvidos e baixados no hotsite Facom 40 anos, no link: https://radio.ufpa.br/projetos/facom-40-anos/. Neste endereço, você também encontra todo um importante acervo de memória da Facom nas suas quatro décadas de existência.
Na programação da Rádio Web UFPA, fique atento aos horários do UFPA Entrevista com Lúcio Flávio Pinto nesta semana:
Segunda-feira: 10h
Quarta-feira: 15h