Olivia Empreende: ideias de pessoas LGBTI+

“Olívia Empreende”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

Olivia Empreende é um projeto que incentiva e estimula a visibilidade do empreendedorismo LGBTQIA+, na região amazônica. E, em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o tema está em destaque no programa UFPA Entrevista.

No bate-papo com a apresentadora Elissandra Batista, o jornalista Marcos Melo, presidente da ONG Olivia, conta sobre a participação da organização não governamental no Edital LGBT+ Orgulho, promovido pelo Itaú Unibanco, em parceria com Instituto Mais Diversidade.

Com foco no empreendedorismo, o LGBT+ Orgulho busca o desenvolvimento de projetos que auxiliam e estimulam a visibilidade, a segurança e o respeito às pessoas LGBTQIA+, com impacto em outros pilares de diversidade, como raça, etnia, gênero, pessoas com deficiência, entre outros grupos historicamente excluídos pela sociedade.

Assim, o Olivia Empreende foi o único do Pará contemplado na categoria “Capital Semente”, voltada para iniciativas experimentais com potencial inovador, mas que precisam de recursos financeiros para serem executadas. Agora, com o projeto aprovado no Edital, a ONG Olivia vai selecionar 10 empreendedores LBTQIA+, da região metropolitana de Belém.

Os contemplados vão receber formação nas áreas de gestão de negócios, gestão administrativo-financeira, comunicação e marketing. Ao final, será realizada uma feira para expor os resultados e ampliar a visibilidade dos empreendedores. Tudo para impulsionar os negócios e facilitar a inclusão das pessoas LGBTI+ no mercado de trabalho paraense.

 “O primeiro passo é mapear os empreendedores LGBT’s da Região Metropolitana de Belém. Então, a gente vai passar dois meses mapeando essa galera, entendendo como esse mercado se configura. A partir disso, abriremos uma seleção para escolher 10 pessoas que vão passar por todo o processo de formação e capacitação até a realização da feira para apresentar os trabalhos. Felizmente, já temos alguns parceiros”, ressalta Marcos Melo.

Para o jornalista, a pauta sobre o empreendedorismo da população LGBTQIA+ representa uma poderosa ferramenta para a igualdade, inclusão e autonomia econômica. Por isso, é preciso cobrar e pressionar os governos e as empresas a criarem politicas e programas que incentivem o desenvolvimento de empreendimentos dessa comunidade, oferecendo suporte financeiro, capacitação e mentorias.

 “A gente precisa parar de olhar para o movimento social como coitadinhos. É preciso olhar para a comunidade LGBT+ como agentes de transformação social e econômica. Não estamos aqui pedindo favor pra ninguém, não estamos pedindo esmola. Estamos lutando por algo que também nos pertence e que deve ser garantido. Não podemos mais aceitar violência, desrespeito e falta de direitos para todos, não é só para a população LGBTQIA+”, analisa Marcos Melo.

No UFPA Entrevista, o presidente da ONG Olivia destaca também um pouco das ações ao longo da história da Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará, que atua desde 2014 para garantir os direitos das pessoas LGBTQIA+. Um trabalho que inclui acolhimento, atividades voltadas para as questões de saúde física e mental (atendimento psicológico, testagem para HIV, hepatites virais e sífilis), além de aconselhamento jurídico em casos de LGBTQIfobia.

A ONG Olivia funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, nos altos do espaço recreativo Vadião, no campus da UFPA, no bairro do Guamá em Belém. Para ficar por dentro de todos os detalhes do projeto Olivia Empreende e, ainda, todas as ações realizadas pela ONG Olívia, não perca esta edição do UFPA Entrevista.

Confira também:

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-noticias/evento-discute-empregabilidade-de-pessoas-lgbti-na-amazonia/

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/direitos-dos-trabalhadores-lgbtqia/

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/exposicao-themonias/

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/lgbtqi-tem-atendimento-psicologico/

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/grupo-olivia/

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/lacigs/

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/grupo-divas/

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-noticias/15-programas-para-ouvir-refletir-e-celebrar-o-orgulho-lgbtqia/

Compartilhe !

Id:13547