PROPESP – Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Simões Angélica

Nesta semana continua a série do UFPA Entrevista com as pró-reitorias da Universidade Federal do Pará. O nosso convidado da semana é o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Rômulo Simões Angélica. Ele fala do funcionamento, atuação e perspectivas da PROPESP, órgão que cuida da força motriz da ciência na universidade.

“Um ponto fundamental da pesquisa e da pós-graduação é que elas retornam para a graduação”.
 São com essas palavras que o pró-reitor situa as áreas de atuação da PROPESP, que atende um número menor de pessoas em relação à graduação, mas que com sua atuação também repercute nos cursos da Universidade.
O professor doutor Rômulo Angélica fala dos desafios da Universidade em lidar com o aumento da oferta de pós-graduação stricto sensu, ou seja, relativos à mestrado e doutorado. No total são 120 cursos distribuídos em 85 programas, resultado da ampliação ocorrida nos últimos 8 anos, com a expansão para os campi do interior e o aumento da qualificação desses cursos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Ele também trata da pesquisa, área que funciona concomitantemente com a pós-graduação mas que também atende a graduação por meio das bolsas de iniciação científica, como os editais PIBIC. O pró-reitor ressalta a importância dos editais de fomento à pesquisa como uma forma de democratizar a distribuição de recursos federais a projetos.