Saúde do Homem

Segundo o Governo Federal, os homens vivem em média, sete anos e meio a menos que as mulheres no Brasil. A cada três mortes adultas no país, duas são masculinas. Para tratar dos principais riscos, das políticas públicas e da importância das ações preventivas para a Saúde do Homem confira esta edição do UFPA Entrevista.

Entre 1979 e 2006, as mortes causadas por câncer de próstata avançaram 120% neste período. O Instituto Nacional do Câncer também aponta que cerca de 13 mil novos casos de câncer de estômago devem ser detectados no público masculino. Porém as principais causas que levam a mortalidade são a violência e os acidentes de trânsito.

Os dados mostram a necessidade de discutir o tema e as políticas que visam solucionar o problema e atender esse público. Por isso o UFPA Entrevista recebe Carlos coelho, coordenador estadual da saúde do homem, da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), para esclarecer sobre dúvidas acerca da política nacional de atenção integral à saúde do homem.

“A política visa cuidar do homem na sua amplitude, ou seja, trazer o homem ao Sistema Único de Saúde, através da atenção básica, para tratá-lo de maneira preventiva. O que se observa é que o homem acaba acessando o serviço de saúde através da atenção secundária, quando a doença já está instalada, o nível de morbidade já está maior, dificultando as condições de qualidade de vida”, afirma.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de sintonizar a Rádio Web UFPA!

Apresentação: Fabrício Queiroz.

Produção: Helando Fragoso

Gravação e montagem: João Nilo

Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

Compartilhe !

Id:5019

Pular para o conteúdo