Processamento e aproveitamento de resíduos de pescado

Esta edição do Universidade Multicampi fala sobre Processamento e Aproveitamento de Resíduos de Pescado, na entrevista com a professora da Faculdade de Engenharia de Pesca (FEPESCA) Marileide Moraes Alves que desenvolve estudos nas áreas relacionadas a resíduos sólidos oriundos da cadeia produtiva do pescado e elaboração e otimização de produtos à base de pescado.

Formada em Engenharia Química e integrante do quadro de professores do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, a pesquisadora Marileide Alves explica que a carne mecanicamente separada de um processamento que visa o aproveitamento máximo de um pescado, pode ser reutilizada como base proteica para alimentos embutidos como presuntos, salsichas e almôndegas, pizzas e kibes. Dessa forma, os resíduos que poderiam ser descartados são recolocados na cadeia produtiva.

No bate-papo a professora ainda falou sobre temas como a experiência na docência, as áreas de atuação do profissional de Engenharia de Pesca, industrialização do pescado e a qualidade na produção pesqueira.

Para ficar por dentro de mais detalhes sobre as pesquisas em processamento e aproveitamento de resíduos de pescado da Faculdade de Engenharia de Pesca, não perca esta edição do Universidade Multicampi

Apresentação e produção: Joel Cardoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.