Vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva

O UFPA Entrevista dessa semana traz como convidado o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, na série de programas sobre as unidades da administração superior da Universidade Federal do Pará. Nesta edição, o professor Gilmar trata das competências e missões da vice-reitoria no contexto institucional.

O gestor começa o programa explanando em linhas gerais sobre as diretrizes do órgão. Ele chama atenção sobre o trabalho coletivo que a vice-reitoria precisa ter, em conformidade com os outros órgãos, mas principalmente relação à Reitoria. Mas destaca uma das principais atividades da vice-reitoria na UFPA, que é com relação à interiorização:“Na UFPA, o vice-reitor tem a responsabilidade de cuidar dessa ideia de Universidade Multicampi, que é uma Universidade maior, em rede, no nosso caso com 12 campi, atuando em mais de 70 municípios do Estado do Pará”.

O professor também conta sobre a expansão de cursos nos campi do interior, no histórico de existência deles. O que começou com iniciativas para cursos como pedagogia e licenciaturas, para formação de professores para áreas com déficit, agora abrange bacharelados e até medicina. A fase de expansão multicampi que a Universidade enfrenta agora  é da implantação de cursos de pós-graduação.

O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva finaliza o programa fazendo um balanço dos seis meses na gestão da Reitoria e Vice-Reitoria, com o professor Emmanuel Tourinho. Ele afirma que a coordenação de qualquer órgão precisa ser feita com base no diálogo, e que essa é uma prioridade em seu mandato. “Nós entendemos que o reitor e o vice-reitor são figuras importantes, mas são apenas uma parte da engrenagem. Se a gente não tiver a capacidade de agregar os sujeitos, estar próximos de cada um para atuação, a gente não vai conseguir ir muito longe”.