Guerra de Canudos

No programa UFPA na Madrugada, você aprenderá sobre a Guerra de Canudos.
guerra de Canudos, também conhecida como Campanha de Canudos, foi um confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo milenarista no século XIX, que ocorreu na região Nordeste.
A região, que era conhecida por latifúndios improdutivos, secas e desemprego, passava por uma forte crise econômica e social. Milhares desertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidade que era liderada por Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os habitantes do sertão de todo sacrifício.
Segundo o professor de história, José Alves, a guerra de Canudos foi um movimento messiânico que apresenta um caráter milenarista, significando a promessa do reino dos céus na terra:
“Ele envolve as pessoas que nesse momento que o movimento acontece, não tem as mínimas expectativas. São nordestinos atingidos por uma sucessão de secas e veem nas pregações do conselheiro uma alternativa para situação desesperadora em que essa população se encontrava”, afirmou o professor.
Quer saber mais? Então não perca o programa UFPA na Madrugada.

Compartilhe !

Id:3335

Pular para o conteúdo