Revisão de Matemática para o Enem

Nesta edição do UFPA na Madrugada, fazemos uma revisão de Matemática para o Enem, destacando os assuntos: Razão e Proporção, Análise Combinatória e Estatística. O convidado deste programa é o professor Edimilson Júnior.

Razão é uma relação entre grandezas iguais ou diferentes, com estrutura semelhante a uma divisão ou fração. Edimilson Júnior explica que este é um tema recorrente nas provas e que remete a conhecimentos já aprendidos no ensino fundamental, mas que requer a atenção do aluno para ser bem aplicado. “Por exemplo, na escrita a palavra POR, significa divisão na matemática. Então o aluno quando vai desenvolver isso, tem que estar muito atento aos detalhes”, diz.

Segundo o professor, a boa interpretação é importante já que existem questões que dão todos os dados para somente aplicar e outras que dão um dado e condições para encontrar outros dados. Outro ponto que requer atenção é a abordagem interdisciplinar que o tema proporciona, já que esse conhecimento é útil em outras áreas do conhecimento, como a Física, a Química e a Biologia.

Ao longo desta revisão de matemática, o professor Edimilson Júnior aborda, ainda, conceitos e exemplos relacionados à aplicação das grandezas proporcionais, da análise combinatória, da moda, média e mediana. Além disso, durante o UFPA na Madrugada você conhece mais sobre a noção de pandemia e conhece a história de alguns países de grande importância no século XX, mas que foram extintos.

Para ficar por dentro dos temas desta revisão de matemática para o Enem, confira a íntegra do programa! E para acompanhar outras dicas do professor Edimilson Júnior, siga o perfil no Instagram.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Kelly Pinheiro
Gravação e montagem: Felipe Rocha e Denize Ramos

O UFPA na Madrugada vai ao ar todo sábado às 00h.
Horários alternativos: Domingo, às 21h e terça-feira, às 21h