Técnicas de redação e argumentação para o Enem

Uma das etapas mais importantes nas provas de vestibular e que costuma gerar muitas dúvidas entre os estudantes é a redação.  Nesta edição do programa UFPA na Madrugada aprenda um pouco mais sobre técnicas de redação e argumentação para o Enem na conversa com a professora de Língua Portuguesa Lilia Melo.

“Eu preciso saber como é que eu me entendo como um sujeito dentro da sociedade para saber como eu vou propor soluções para os problemas que futuramente vão ser colocados na minha vida”, declara a professora. Lilia Melo esclarece que a prova de redação do vestibular é muito mais que uma folha de papel e que diz respeito, principalmente, às experiências individuais e à reflexão dessas vivências.

A professora também relembra algumas temáticas anteriormente abordadas na prova e destaca abordagens ligadas a questões sociais, dos direitos humanos e das estratégias que possam nos fazer entender e refletir sobre como conviver em sociedade. Lilia Melo comenta também sobre a troca de governo federal e como isso pode afetar diretamente na elaboração desses temas.

Sobre estrutura da prova, Lilia diz que não acredita em fórmulas mágicas de redação nota mil, mas que o aluno deve atender minimamente as exigências da banca avaliadora para que ele possa ter sucesso nesse processo. Isso requer um conhecimento prévio de norma culta da língua portuguesa, além de domínio de estratégias argumentativas para a elaboração de um bom texto. Ao longo do programa, a professora apresenta valiosas dicas de construção da introdução, desenvolvimento e conclusão, não deixando de fora elementos como a tese e a proposta de intervenção.

Se você está se preparando para o vestibular e ainda possui dúvidas a respeito de técnicas de redação e argumentação para o Enem, não perca esta edição do UFPA na Madrugada.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Karen Alcântara
Gravação e montagem: Lauro Feio

O UFPA na Madrugada vai ao ar todo sábado às 00h.
Horários alternativos: Sábado às 15h, domingo às 21h e segunda às 19h.