Grupo de Pesquisa e Extensão “De bubuia” amazônica

O Grupo de Pesquisa e Extensão “De bubuia amazônica” – infâncias, territórios rurais e processos educativos e culturais, do campus universitário de Abaetetuba, é destaque nesta edição do Universidade Multicampi.

A professora Eliana diz que de acordo com a nova vertente da sociologia da infância, as crianças como indivíduos que possuem tradição, são portadoras de saberes, história e cultura, ou seja, elas movimentam o cotidiano em um dinâmica socioeducativa e, assim, também possuem um lugar na dinâmica da transmissão dos saberes.

O simples ato de brincar possui características ancestrais que revelam as diferentes formas de ser. “As crianças não só brincam. Se para o homem, o adulto, a relação de aprendizagem é o trabalho, para as crianças é o brincar, então na medida que elas brincam elas se educam e elas se educam, por quê? Porque interagem entre si, porque aprendem a respeitar a natureza, porque conseguem criar um movimento de cultura que muitas vezes narra, conta e produz a história do lugar”, afirma a professora.

No contexto amazônico, os saberes das águas evidenciam essa percepção. Eliana Pojo explica também que mesmo as crianças que vivem geograficamente longe dos rios trazem consigo o imaginário dos rios, furos e igarapés. “Seja num imaginário mais simbólico da contação de histórias, dos causos que as avós e os mais antigos contam, seja na relação direta com o rio e que o brincar é o cerne dessa prática, seja na própria dinâmica da viagem, da travessia por exemplo. Então essa coisa da dinâmica das águas que é muito forte na nossa Amazônia tá muito no saber das crianças em termos de saber local”.

A influência da cultura de massa, da cultura urbana e das novas tecnologias nesses territórios, os problemas em relação à falta de políticas públicas que contemplem essas crianças, a consideração dessa dinâmica nas práticas da educação do campo na região, além dos diversos projetos em andamento desenvolvidos pelo grupo também estão na pauta do Universidade Multicampi.

Para saber mais, não perca o programa e entenda a importância do grupo de pesquisa e extensão “De bubuia” amazônica – infâncias, territórios rurais e processos educativos e culturais, realizado no campus da UFPA em Abaetetuba.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Roberta Pureza
Gravação e montagem: João Nilo e Lauro Feio
Foto: Sidney Oliveira / Agência Pará

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.