UFPA realiza ações em eventos de Ciência e Tecnologia

Dos dias 24 a 26 de outubro, na Estação das Docas, ocorre a 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento tem como finalidade apresentar o mundo da ciência para a comunidade em geral e mostrar que a produção científica está próxima da sociedade.

A programação da feira estará dividida em dois espaços da Estação das Docas: o Teatro Maria Sylvia Nunes e a Estação Business. A abertura oficial do evento será com uma palestra do astronauta Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir ao espaço.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) está à frente da organização que da Feira que é realizada em Belém durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e este ano traz a matemática como foco. O tema “A matemática está em tudo” busca promover um melhor aprendizado da população, principalmente das crianças e adolescentes, sobre as atividades científicas.

Algumas instituições parceiras do evento são o Museu Paraense Emilio Goeldi, Fundação Propaz, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), além de faculdades e universidades do estado, incluindo a Universidade Federal do Pará. Entre os stands, oficinas e palestras oferecidas pela Universidade está a oficina “A quantificação das cores pode salvar vidas”, realizada pelos alunos da Liga Acadêmica de Doenças Raras (LADORA), representada pelo professor doutor Luiz Carlos Santana, do Instituto de Ciências Biológicas.

Como o tema da feira tem enfoque na matemática, houve a preocupação por parte dos integrantes do LADORA e o professor Luiz Carlos de procurar um assunto que fosse interessante e relacionado ao tema principal. A forma encontrada foi tratar sobre a quantificação das cores para o diagnóstico de doenças, pois ao mesmo tempo que o processo utiliza a percepção visual, também usa o cálculo matemático para a representação das moléculas.

“Nós trabalhamos com doenças raras e fazemos o diagnóstico dessas pessoas por meio da interpretação das colorações. Nós juntamos os reagentes com a urina ou sangue do paciente e vemos uma reação de cor, que pode ser para o bem ou para o mal. Se for para o bem, quer dizer que o paciente não tem aquela doença. Se for para o mal, a cor indica que o paciente tem determinada doença. E assim nós fazemos o diagnóstico de várias doenças genéticas. Claro que quando você vê a cor, você precisa quantificar isso”, diz o professor Luiz Carlos Santana.

Outro programa da feira será feito pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Elétrica da UFPA. Além dos integrantes do PET que estarão com um stand mostrando algumas curiosidades sobre a produção científica que realizam na universidade, quatro alunos darão uma palestra sobre “Segurança e Combate a Acidentes Elétricos”.

“Isso surgiu de uma necessidade que nós tínhamos, sobretudo porque os índices de acidentes elétricos na região Norte são muito altos. Então, essa palestra é uma atividade de conscientização, uma das atividades que a gente já leva para a comunidade externa. O programa consiste em um bate-papo sobre como combater acidentes elétricos, quais são os fatores de risco e como se portar diante de uma situação dessas”, afirma o estudante Juan Costa, bolsista do Programa de Educação Tutorial. “É basicamente um tutorial, um processo bem educativo, e a gente também busca levar um experimento para tornar a explicação mais didática.”

Também durante a feira, o professor doutor Marcondes Lima, docente titular do Instituto de Geociências, ministrará uma oficina para crianças na faixa etária de 10 anos. A atividade tem como título “Brincando com os minerais e minérios (identifique o seu mineral): técnicas simples de identificação” e será realizada no dia 23 de outubro, com início às 9h.

Programação especial – Durante a semana de 23 a 29 de outubro, a Rádio Web UFPA apresenta também destaca a SNCT. Nos intervalos da programação, os ouvintes podem acompanhar informativos com as atividades diárias da feira.
Além disso, a Rádio exibe programas relacionados à Ciência e Tecnologia. No UFPA Entrevista, que vai ao ar de segunda-feira à quinta-feira, conheça o projeto “Da Rasa de Açaí à Garrafa de Klein: a Matemática está em tudo!”, que irá realizar uma série de ações como exposições, oficinas e mostras de videos em escolas das ilhas do Combu e Cotijuba e no bairro do Guamá, além do shopping Grão-Pará, em Belém.

Haverá reprise do UFPA Debate sobre o “Futuro da Ciência no Brasil e na Amazônia”, em que representantes da Universidade, Museu Goeldi, Instituto Evandro Chagas e Embrapa Amazônia Oriental discutem a importância dos investimentos em pesquisa na região. E, ainda, a Rádio Web apresenta uma série de spots produzidos pela Universidade de Campinas (Unicamp) que tratam de curiosidades matemáticas.

Texto: Giullia Moreira
Compartilhe !

Id:2513

Pular para o conteúdo