Belém receberá oficinas e seminários de capacitação da Funarte

Setembro é mês de oportunidade para os profissionais e estudantes de artes paraenses que buscam aperfeiçoar suas habilidades. Entre os dias 25 e 28 de setembro Belém receberá o Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018. Serão oferecidas onze oficinas e dois seminários gratuitamente e há mais de 300 vagas disponíveis. As oficinas contemplam as áreas das artes cênicas, música e artes visuais. Além delas, serão oferecidos dois seminários sobre os temas: ‘Arte e Educação’ e ‘História da Arte e História da Música’.  A inscrição pode ser feita até dia 20 de setembro, exclusivamente pela internet, no site da Funarte.

Os cursos têm 20 horas de duração, cada, e serão ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Além da capital paraense, outras seis cidades brasileiras foram contempladas pelo programa. O programa já passou por Goiânia (GO), Londrina (PR), Campina Grande (PB), Campinas (SP) e daqui segue para Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). A expectativa é de que três mil pessoas sejam capacitadas, ao total. O objetivo é valorizar o processo criativo, gerando oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico para os participantes, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

Sobre as oficinas

Os cursos ocorrerão em cinco diferentes espaços da cidade: Fundação Carlos Gomes, Instituto de Ciências da Arte da UFPA, Fotoativa, Teatro Experimental Waldemar Henrique e Escola de Teatro e Dança da UFPA. Todas as oficinas têm quatro dias de duração, sendo cinco horas de curso por dia.

Na área das artes cênicas serão oferecidas as oficinas “Figurino”, com Maria Carmen, “Direção”, com Gutti Fraga e “Aprimoramento vocal”, com Roberta Bahia. Também aos trabalhadores das artes cênicas serão oferecidas as oficinas de “Iluminação”, com Ana Luzia de Simoni e “Composição coreográfica”, com Valéria Martins.

Aos profissionais da música serão oferecidas as oficinas de “Gestão Cultural”, com Kamila Brito, “História da Música Popular Brasileira”, com Rodrigo Faour e “Trilha sonora”, com Zé Neto.

Por fim, para os trabalhadores das artes visuais, haverá três oficinas: “O Educador-Artista: Performatividade e Práticas da Liberdade”, com Bianca Bernardo, “Quatro dias, 20 horas”, com João Modé e “Olhos de ver – Fotografia I”, com  Miguel Chikaoka .

Serão realizados dois seminários pelas noites. Um deles será sobre “Arte e Educação”, o outro terá como tema “História da Arte e História da Música”.

Serviço: Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018 chega à Belém
Oficinas: “Composição coreográfica”, “Direção”, “Aprimoramento vocal”, “Iluminação”, “Figurino”, “Gestão Cultural”, “História da Música Popular Brasileira”, “Trilha sonora”, “Olhos de ver – Fotografia I”, “O Educador-Artista: Performatividade e Práticas da Liberdade” e “Quatro dias, 20 horas” e outras duas oficinas na área das artes visuais.
Seminários: “Arte e educação” e “História da Arte e História da Música”.
Data: 25 a 28 de setembro de 2018
Inscrições: Até 20/9 pelo site.

Texto: Assessoria de Imprensa Funarte
Foto: Marcos Souza