Centro de Internacionalização incentiva o multiculturalismo na UFPA

O Centro de Internacionalização da UFPA tem como objetivo o acolhimento multicultural e multilinguístico da comunidade acadêmica internacional. O espaço ocupa várias salas dos blocos E e G, no campus básico, que fica no bairro do Guamá, em Belém.

De acordo com a Pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, professora Marília Ferreira, no Centro de Internacionalização serão realizadas palestras e exposições sobre os mais diversos temas, de acordo com a história e a cultura do país em destaque.

“As pessoas vão falar de política internacional, de arte, de cultura, de dança, de lutas marciais como é o caso da China que vem com todo esse aporte, do Tai Chi Chuan, por exemplo, do Kong Fu. Então são ações dessa natureza que a gente acredita que podem promover uma maior internacionalização na universidade”, explica Marília Ferreira.

O Centro de Internacionalização da UFPA abriga a Cátedra João Lúcio de Azevedo; a Casa de Estudos Germânicos; o Centro de Recursos Didáticos de Espanhol; a coordenação do Programa Idioma sem Fronteiras na UFPA; a Casa de Estudos Francófonos; a Casa Brasil-África; e um espaço para atendimento do Instituto Confúcio. As salas dessas unidades funcionam no bloco E do campus básico. O local sedia ainda um escritório para a recepção de pesquisadores e estudantes estrangeiros.

O Centro de Internacionalização também vai ofertar cursos de língua estrangeira para os alunos brasileiros e de português para os estudantes estrangeiros. Para o reitor Emmanuel Tourinho, a iniciativa vai possibilitar o fortalecimento da Universidade acadêmica e cientificamente.

“A ideia é que seja um espaço onde o aluno tenha sempre a oportunidade de conhecer culturas estrangeiras de conhecer produções intelectuais, artísticas, culturais de diferentes lugares do mundo. Portanto, é uma maneira de promover o multiculturalismo na universidade e de, principalmente, dotar nossos alunos de novas ferramentas intelectuais linguísticas para compreender o mundo contemporâneo, compreender o que pensam outros povos, de outras sociedades, como que em diferentes culturas se refletem problemas que temos em comum e problemas que são próprios de cada uma”, enfatiza o Reitor.

O Centro de Internacionalização foi inaugurado no dia 05 de fevereiro de 2020. A coordenação do espaço funciona no bloco G, onde ficam seis salas para exposições, palestras, aulas de cursos de idiomas e outras atividades. Para mais informações acesse: www.prointer.ufpa.br.

Reportagem: Glenda Duarte
Arte: Marcello Athayde

Compartilhe !

Id:7288

Pular para o conteúdo