Projeto 4/2 exibe curtas-metragens nesta sexta-feira, em Belém.

Projeto 4/2, iniciativa dos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, exibe quatro curtas-metragens nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, no Cine Olympia, em Belém.

Com entrada franca, o público vai poder assistir as produções realizadas pelos coletivos Monolito Filmes e Infinita Produções. A parceria envolveu uma equipe técnica de 30 pessoas entre estudantes de todas as turmas de cinema da UFPA, além de estudantes de moda, publicidade e vários outros cursos.

“Ficamos sabendo de um grupo de produção audiovisual no Rio de Janeiro que fez mais de um longa-metragem em pouco tempo. A gente queria se desafiar e nos propomos a ideia de fazer quatro curtas-metragens em dois meses de gravação”, conta a graduanda de cinema e audiovisual da UFPA, Ana Carolina Cutrim, integrante da equipe.

Um dos objetivos do projeto 4/2 é a participação em festivais nacionais e internacionais. O trabalho de produção dos quatro curtas metragens foi nos meses de julho e agosto de 2019, sendo cada mês para a execução de dois curtas.

Para realizar o projeto, os estudantes contaram com recursos provenientes de vendas de rifa, por exemplo, e também da coleta de cada integrante do trabalho. Assim, a equipe está sempre aberta para parcerias e colaborações em relação a apoios e patrocínios.

“Ao meu ver, a maior dificuldade para a realização do projeto foi a captação de recursos, financiamento. Porque audiovisual é uma arte cara”, ressalta Ana Carolina Cutrim.

Apesar de toda essa dificuldade, “A Velha Maria”, “Primeiro Dia de Verão”, “A Ponte Quebrada do Pôr do Sol” e “Manoel, O Porteiro Quase Aposentado” estrearam no Cine Líbero Luxardo, em dezembro de 2019. E desde então já foram exibidos em festivais nos estados do Maranhão e no Rio Grande do Norte, por exemplo.

Agora, o público de Belém tem mais uma oportunidade para assistir as produções, gratuitamente, nesta sexta-feira, às 17h30, no Cine Olympia. Confira as sinopses dos curtas: Projeto 4/2

Reportagem: Ana Rosa Batista
Foto: Infinita Produções