Comunidade acadêmica celebra Círio da UFPA

Pela décima vez, a Universidade Federal do Pará promoveu uma celebração do Círio no campus do Guamá em Belém.  A romaria ocorreu nesta sexta-feira, 28, e começou no hospital Bettina Ferro, por volta das 08 horas. Durante o percurso nas principais ruas da instituição, os fiéis foram convidados a caminharem junto com a berlinda. Convite aceito por inúmeros membros da comunidade como a estudante de Meteorologia Nayara Rodrigues, emocionada por estar tão perto do símbolo de sua devoção.

“Eu sou devota dela desde pequeninha, ela nunca me desamparou, como mãe que nunca desampara seu filho por pior que ele seja.  Ela nunca me deixou na mão, desde os pedidos mais simples aos mais complexos. Eu agradeço muito a ela e a Deus pela minha aprovação”, conta a estudante que ainda busca outro objetivo.

Há quatro anos Nayara tenta aprovação em Fisioterapia. A jovem acredita que a conquista vai chegar e conta com a intercessão da padroeira dos paraenses para alcançar o sonho. “Eu estou fazendo a minha parte, eu nunca deixei de estudar, nunca deixei de acreditar. Veio essa oportunidade e estou cursando. Se eu tiver, de fato, de passar, é mais um agradecimento que eu tenho a ela”.

Já a servidora da UFPA Nádia Nogueira também tem um sonho: ver mais jovens engajados com este momento de fé na Universidade. A servidora lembra que os grupos de oração universitários têm se destacado dentro da instituição e o Círio tem ajudado na divulgação trabalho realizado por jovens evangelizadores.

Membro da equipe que organiza o evento desde a primeira edição, Nádia considera que a cada ano a procissão cresce e espera o envolvimento cada vez maior da comunidade. “Que todos venham nos acompanhar, que todos venham seguir Maria para que nós possamos encontrar seu filho Jesus”.

A realização do Círio na UFPA também é uma ocasião especial para o médico Cláudio Acatauassú. Há mais de uma década, ele integra a equipe da diretoria da festa de Nazaré e em 2018 está à frente da maior demonstração de fé da Amazônia. Por acreditar que o amor precisa fazer parte da rotina acadêmica, sempre colabora com a realização do Círio na Universidade.

“Graças a Deus, eu sou da Diretoria da Festa já há 15 anos e esse tempo todo que nós estamos juntos, participando. Eu digo juntos porque tem a Guarda de Nazaré junto conosco, tem todos os organizadores da Universidade que fazem parte desse evento e a procissão que já completou 10 anos, isso é muito importante porque, como disse o bispo, une a fé e a ciência e elas tem que caminhar juntas. Tem que trazer o amor de Nossa Senhora e de seu filho Jesus para o coração desse centro universitário, dessa universidade tão querida e da qual eu faço parte há 37 anos. Me formei em medicina aqui dentro e continuo fazendo parte dos médicos do Bettina Ferro de Souza”.

O Bispo auxiliar da arquidiocese de Belém, Dom Antônio Assis, celebrou a missa de encerramento e destacou a relação de reciprocidade que deve existir entre a fé e razão. Segundo o religioso o homem que tem fé vai além com sua razão e aquele que tem uma razão sólida e esclarecida, com os horizontes da fé é capaz de transcender barreiras e limitações.

“Nós estamos aqui para dizer que Deus, a presença de Maria, a espiritualidade e a fé é bem-vinda em qualquer circunstância, em qualquer contexto. Eu desejo a toda a família da UFPA com seus diretores, professores, acadêmicos, funcionários, colaboradores, um feliz Círio! Que seja uma ocasião para renovarmos a nossa fé e o desejo de bem-viver, sobretudo vivermos fraternalmente”, concluiu.

Reportagem: Erlane Santos
Foto: Edna Nunes (Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh)