Evento celebra 40 anos do campus de Castanhal

O Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará comemora 40 anos de existência em 2018. Muitos são os personagens que fazem parte dessa história. Alguns deles, como a primeira coordenadora, professora Nazaré Sá, estarão presentes no evento que vai celebrar a trajetória de sucesso do Campus.

A programação está marcada para o dia 29 de junho e será realizada no Ginásio de Esportes do Campus I (Jaderlândia). Ao meio dia inicia o Arraial do Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) – o mais antigo programa de extensão da Universidade em Castanhal – com vendas de comidas típicas e muito forró.

A formação da mesa, que marcará a abertura oficial do evento em comemoração aos 40 anos, será às 16h. Devem participar da solenidade, dirigentes da UFPA e autoridades municipais. E, por volta das 17h30 será apresentado um documentário que conta, por meio de diversos depoimentos e imagens, a história do Campus, desde a sua fundação.

Trajetória – No ano de 1978 a Cidade Modelo do Pará recebia um campus da UFPA – a maior universidade pública da região Norte do país. Entre os principais objetivos estava a descentralização do ensino da capital do Estado para o interior, contemplando, com o ensino superior, as Zonas Bragantina, Guajarina e Salgado. Nessa perspectiva, a localização privilegiada do município favoreceu a escolha da cidade de Castanhal e uma Licenciatura Curta em Pedagogia foi o curso inaugural do Campus da UFPA em Castanhal.

Hoje, o Campus conta com as faculdades de Computação, Educação Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Medicina Veterinária. Há, ainda, 4 programas de pós-graduação: Saúde Animal na Amazônia, Ciência Animal, Estudos Antrópicos na Amazônia e ProfMat: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.

Com a construção do Hospital Regional na área cedida pela UFPA, estima-se que, num futuro próximo, o Campus de Castanhal ofereça cursos na área da Saúde Humana, que venham qualificar profissionais para um mercado em constante crescimento. Está também em construção, o projeto que vai criar o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que vai se somar às outras 5 licenciaturas existentes no Campus.

Fatos que marcaram esse passado histórico, histórias do presente e opiniões sobre o futuro da UFPA em Castanhal estarão presentes na programação dos 40 anos, que, além do documentário, contará com momentos de homenagens, apresentações culturais, concurso de miss, partilha do bolo de aniversário e muito mais.

Serviço:
Evento em comemoração aos 40 anos da UFPA em Castanhal
Data: 29/06/2018
Local: Ginásio de Esportes do Campus I – Jaderlândia
Horário: a partir de meio dia (Arraial do GETI) e às 16h (abertura solene do evento)

Texto: Paula Lopes e Tiago Ferreira – Ascom UFPA/Castanhal