Povos e Comunidades Tradicionais da Volta Grande do Xingu

A contribuição da pesquisa nas universidades públicas para os movimentos sociais é o tema da conferência de abertura do seminário “Povos e Comunidades Tradicionais da Volta Grande do Xingu face aos projetos desenvolvimentistas”. O evento ocorre nos próximos dias 02 e 03 de julho, no campus da UFPA, no munícipio de Altamira, sudoeste paraense.

Além de debates em grupo e ações artísticas culturais, o seminário inclui mesas para discutir temas como: Questões fundiárias e ambientais do projeto Volta Grande Mineração; Movimentos sociais: práticas e ações de resistência dos povos tradicionais; Políticas governamentais e empresariais para a Volta Grande do Xingu; Dos povos indígenas e tradicionais da Volta Grande do Xingu ameaçados com o projeto da mineração Belo Sun.

A realização do evento é uma parceria entre a Universidade Federal do Pará, a Faculdade de Etnodiversidade do Campus Altamira/UFPA, o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia –PNCSA, o Movimento Xingu Vivo Para Sempre e Cooperativa Mista dos Garimpeiros da Ressaca, Itata, Galo, Ouro Verde e Ilha da Fazenda.

De acordo com a organização, “o projeto do seminário foi discutido entre Altamira e Belém, em paralelo às atividades da Faculdade de Etnodiversidade, por considerar que esse público é o alvo privilegiado dos debates e está no centro das tensões, conflitos e lutas provocadas pelos empreendimentos da UHE-Belo Monte, projetos de mineração, de infraestrutura, que atualmente estão referidos à continuidade de intervenções do dito desenvolvimento sustentável no Polo Xingu”.

Confira a programação completa aqui: Programação