PS 2024: 6.752 classificados na UFPA

Mais de 6 mil estudantes começaram este sábado, 27 de janeiro, comemorando a aprovação na maior seleção para cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Processo Seletivo 2024 (PS 2024). Com um total de 61.902 inscritas(os) homologadas(os), o Processo Seletivo 2024 (PS 2024) ofertou 7.644 vagas em 182 ofertas de cursos, distribuídas em 12 campi da UFPA. Acesse o listão com os nomes das(os) convocadas(os) na página listao.ufpa.br

Das 7.644 vagas ofertadas, 6.752 foram preenchidas, sendo 5.348 por estudantes que concorreram no sistema de cotas e 1.404 por aquelas(es) que disputaram as vagas de ampla concorrência. Entre todos as(os) inscritas(os) homologadas(os), 29.171 candidatas(os) não foram classificadas(os) e outras(os) 25.979 foram eliminadas(os) por falta ou insuficiência de pontos em uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Primeiros colocados – Assim como a lista dos cursos mais concorridos no PS UFPA, outra lista muito esperada todos os anos é a dos primeiros colocados na seleção. Este ano, uma mulher lidera a classificação.

1o – MARIANA GONCALVES RIBEIRO – Engenharia da Computação/Belém

2o – ARTHUR SANCHES SALES – Medicina/Belém

3a – HENRIQUE KLOSOUSKI SANTOS DROSDOSKI – Medicina/Altamira

4o – HENRIQUE KENJI SASAMOTO – Engenharia da Computação/Castanhal

5a – DANIEL MESSIAS VASCONCELLOS – Medicina/Belém

6a – JOAS DE SOUZA PIMENTEL – Engenharia da Computação/Belém

7o – BERNARD VIDAL ARNAUD – Medicina/Belém

8o – ARTUR ROCHA ROSA – Medicina/Belém

9o – LEANDRO CORREIA CASTANHO – Medicina/Belém

10o – PEDRO JUN BANDO – Medicina/Belém

Habilitação – Ainda hoje, a partir das 13h, o Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) vai disponibilizar o edital de habilitação ao vínculo institucional com a convocação das(os) calouras(os) para o preenchimento do Cadastro Online de Calouros(COC) e apresentação de documentos obrigatórios. Todas(os) as(os) calouras(os) devem estar atentas(os) aos prazos dispostos no edital para que não percam a vaga para a qual foram classificadas(os).

Somente após a conclusão do processo de habilitação ao vínculo institucional é que as(os) calouras(os) de 2024 estarão aptas(os) a realizar a matrícula em seus respectivos cursos. O início das aulas das(os) habilitadas(os) ocorrerá conforme o calendário acadêmico da UFPA, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg).

Outras oportunidades – Após a habilitação das(os) convocadas(os) nesta primeira chamada, ainda há a possibilidade de serem realizadas repescagens de vagas sem estudantes habilitadas(os) e reofertas de vagas não preenchidas.

A primeira reoferta de vagas já tem data marcada. Na próxima segunda-feira, 29 de janeiro, às 10h, o Centro de Processos Seletivos (Ceps) vai divulgar as vagas disponibilizadas para a reoferta e, às 16h, será aberto o sistema de adesão à reoferta, que ficará aberto por 72 horas.

Aquela(e) estudante que optar por aderir à reoferta e for  aprovada(o), deixará a lista de espera da repescagem do curso escolhido inicialmente. Já as(os) candidatas(os) que não foram classificadas(os) retornam, automaticamente, para a lista de espera do PS 2024 para possíveis repescagens.

Tanto a reoferta quanto as repescagens têm o objetivo de otimizar a ocupação da totalidade das vagas ofertadas pela UFPA para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior. Acompanhe as informações sobre essas oportunidades na página do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps).

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Lívia Leoni

Saiba mais em: https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-noticias/ufpa-divulga-listao-neste-sabado/