Na orla do distrito de Icoaraci, o rabugento Joca convive com um grupo de pessoas em situação de rua. Mas uma tragédia pessoal leva o homem a refletir sobre as escolhas do passado, a realidade do presente e um tenebroso futuro de vida nas ruas. Este é o enredo do Auto de Natal “Os Fantasmas de Natal” protagonizado por usuários dos Centros POP de Belém e que será exibido em formato radiofônico na programação da Rádio Web UFPA a partir desta quarta-feira, 19 de dezembro.
A peça é uma releitura de um conto de Charles Dickens. Baseado em fatos, o Auto busca retratar os caminhos trilhados por uma pessoa em situação de rua, evidenciando o ponto de ruptura com a família e a sociedade, além dos traumas e tragédias que podem fragilizar sua dignidade. A direção do espetáculo é de Inaiá Paes e Pedro Fonseca.
A criação faz parte das atividades das oficinas de teatro ofertadas aos usuários dos Centros POP de Belém, que regularmente preparam apresentações para a Paixão de Cristo e o Natal. Neste ano, a Rádio Web UFPA colaborou com o projeto viabilizando a gravação e edição do áudio da peça, que faz parte de uma ação para reaproximar os atendidos e suas famílias.
Inclusão – Os Centros POP são centros de referência especializados para pessoas em situação de rua, unidades viculadas à Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA), da Prefeitura de Belém. Na capital são duas unidades, uma em São Brás e uma em Icoaraci, que funcionam como pontos de apoio para essas pessoas, oferecendo atendimentos com assistentes sociais e educadores sociais, oficinas, atividades e serviços, como guarda de pertences, espaços de higiene pessoal, alimentação e emissão de documentação.
O objetivo desses espaços é favorecer o convívio, a socialização e o protagonismo das pessoas em situação de rua. “O trabalho demonstra que a pessoa em situação de rua pode ser protagonista de sua própria história e trilhar um caminho de volta à sociedade”, afirma Iacirema Bahia, coordenadora do Centro POP de Icoaraci.
Serviço: A apresentação “Os Fantasmas de Natal” ocorrerá nesta quarta-feira, às 17h, no Centro POP Icoaraci, localizado na travessa São Roque, nº 355, entre as ruas Manoel Barata e Padre Júlio Maria. Já a exibição da peça na Rádio Web ocorrerá no Espaço Experimental na quarta-feira, às 13h e 22h; na sexta, às 13h; e no sábado, às 09h. Além disso, a produção está disponível para audição e download a qualquer momento neste link.