Núcleo PIBID Bragança e Capanema

Esta edição do Universidade Multicampi recebe a doutora Maria Gorete Rodrigues Cardoso, coordenadora do Núcleo PIBID de Bragança e Capanema para esclarecer sobre essas ações desenvolvidas pelo projeto.

A professora formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, com experiência em currículo e formação docente, explica como é a atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura dos campi de Bragança e Capanema. “A proposta do projeto é de que a gente possa inserir os nossos alunos de graduação nos contextos das escolas para vivenciar um processo de formação docente que articule universidade e escola, teoria e prática na perspectiva de que a vivência na escola nos possibilita identificar problemas, situações e casos de ensino-aprendizado, de organização curricular, de perspectiva de abordagem de currículo, de componentes curriculares”.

Maria Gorete Cardoso também destaca a contribuição que o PIBID proporciona para o processo de formação dos futuros docentes. Para ela, o Programa possibilita a ampliação do entendimento sobre as problemáticas e potencialidades do ensino. “Esse universo da escola é colocado enquanto um campo de investigação, de problematização para o licenciando, onde ele vai poder desenvolver planos de  investigação na escola, buscar aprofundamento teórico e nesse sentido ele articula todos os componentes curriculares do seu curso na investigação, na problematização, no aprofundamento dessas questões e também ele desenvolve uma intervenção didática e planejada a partir da caracterização do contexto educacional da escola, da sua proposta curricular, das práticas educativas dos professores”.

Para saber mais sobre as ações do Núcleo PIBID Bragança e Capanema não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação e produção: Joel Cardoso
Gravação e montagem: João Nilo
Foto: João Bittar / Ministério da Educação

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.