A trajetória dos 60 anos da UFPA já pode ser conferida no webdocumentário, lançado pela Rádio Web UFPA.

O webdocumentário UFPA 60 anos resgata memórias da Universidade e aborda, por exemplo, os desafios da formação de recursos humanos, da extensão e da pesquisa científica na Amazônia. A produção abre espaço, ainda, para falar sobre as conquistas e as dificuldades que envolvem o processo de inclusão e diversidade na Instituição.

Em formato multimídiático, a produção oferece ao público a possibilidade de percorrer várias narrativas sem seguir uma ordem linear. É assim que os usuários podem navegar pelos seis rádiodocumentários, cinquenta vídeos, além de recursos como infográficos e galeria. Tudo para criar uma experiência mais imersiva.

Para o presidente da Associação dos Estudantes Estrangeiros, Israel Hounsou, que é um dos entrevistados do webdoc, o trabalho é um reconhecimento bem-vindo a todos que integram a UFPA. “É um trabalho bastante enriquecedor porque mostra, principalmente, a história da UFPA e a diversidade que tem dentro dela. A gente se sentiu representado, a gente viu diferentes grupos: os indígenas, os quilombolas, os estrangeiros e as pessoas com deficiência que fazem parte da Universidade”, destacou o estudante.

A professora do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, Terezinha Valim, também está entre os 72 entrevistados do webdocumentário. Ela atua há quase 40 anos na Universidade e foi fundadora do Clube de Ciências. Para a professora, a produção é um importante registro do trabalho dos docentes, seja na pesquisa, ensino ou extensão. “Eu achei uma iniciativa muito boa. Eu acho que esses registros históricos fazem falta, principalmente, a partir das pessoas que estiveram envolvidas na construção da UFPA. Então, é uma ideia muito interessante”, ressaltou Terezinha Valim.

Outro diferencial do webdoc é o conteúdo acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. É a primeira experiência da Rádio Web UFPA com comunicação inclusiva, o que para a coordenadora do projeto e diretora da Facom, Rosane Steinbrenner, é um exemplo que pode ser seguido por novas produções. “O webdoc dos 60 anos da UFPA inaugura um compromisso, que não é só da Rádio Web, é de todos os projetos, e precisa estar também na sala de aula, na formação dos novos profissionais de comunicação, que têm que pensar uma comunicação a partir da inclusão da acessibilidade para qualquer público, para todos os públicos. A UFPA é de todos, mas a comunicação também precisa ser de todos”.

Para o reitor Emmanuel Tourinho, iniciativas como o webdoc são importantes por valorizar a memória coletiva da comunidade acadêmica. “Esse projeto vai cumprir uma função importante, que é criar os meios para que a nossa comunidade conheça e se aproprie, cada vez mais, da história da Universidade, das suas potencialidades e da dedicação de tantas pessoas que foram importantes para que nós tivéssemos esse patrimônio que hoje é um dos maiores da Amazônia”.

Com o webdocumentário UFPA 60 anos, a Rádio Web aposta na experimentação, na criatividade, na inclusão e, também, na participação do público em geral, que pode contribuir com a produção usando a #EuNaUfpa. Com essa ferramenta, é possível colaborar com fotos, vídeos ou videoselfies mostrando e contando um pouco da relação como estudante, professor ou servidor da maior instituição de ensino superior do Norte do Brasil. Todo o material com a #EuNaUfpa pode ser publicado nas redes sociais para posteriormente ser anexado ao site: radio.ufpa.br/webdoc60.

Reportagem: Leonardo Rodrigues