Patrimônio arquivístico musical do Pará

Nesta edição do Universidade Multicampi, tem uma conversa sobre o Patrimônio Arquivístico Musical do Pará.

O convidado é Fernando Lacerda Simões, graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com grande atuação na área da música.

Atualmente, o professor realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Artes, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O projeto denominado “Patrimônio Arquivístico Musical do Pará” é um desdobramento das pesquisas sobre música litúrgica católica do século XX, realizadas durante o processo de doutorado do pesquisador.

Para a elaboração do trabalho, foram consultados acervos de 70 cidades e 500 instituições, sendo utilizadas 170 fontes musicais para as análises.

De acordo com Fernando Simões, foi a partir dessa pesquisa que surgiu a inquietação sobre o estado de preservação dos acervos, além da necessidade de conhecer melhor o passado musical do Pará.

Assim, a história, a situação da conservação e os desafios para manter e preservar os arquivos públicos, na área, estão em pauta nesse bate-papo do Universidade Multicampi, com a apresentação do professor Joel Cardoso. Não perca!