100 anos da Teoria da Relatividade

Há 100 anos, foi concebida uma das principais teorias científicas da história: a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. Com importantes implicações astrofísicas, a teoria revolucionou o mundo da ciência, pois mudou a compreensão do espaço e do tempo.

Em termos gerais, a relatividade geral trouxe inovações diante da física clássica de Isaac Newton, trazendo a descoberta de que o espaço-tempo são curvos perto de um objeto de grande massa, e essa curvatura é o que experimentamos como a força da gravidade. Apesar de complicado, a teoria da relatividade não é nenhum bicho de sete cabeças, e para saber mais sobre essa acompanhe o UFPA Pesquisa sobre os 100 anos da Teoria Relatividade Geral.

Participam do programa, o professor Luis Carlos Bassalo Crispino, do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA; Carlos Herdeiro, professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro (Portugal); Carolina Benone, doutorando em Física pela UFPA; e Haroldo Silas Limas Júnior, estudante de graduação em Física.

Ao longo deste ano uma série de eventos é realizada no mundo todo em referência a este feito. No Pará, as contribuições e desafios teóricos e experimentais da Relatividade são abordados durante o III Simpósio Amazônico de Física (III Amazonian Symposium on Physics), evento que reúne estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir o tema. Esta também é uma oportunidade para a reunião da rede de cientistas envolvidos em um projeto de cooperação da Universidade de Aveiro (Portugal), que tem a UFPA como parceira.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Tainá Oliveira
Gravação e montagem: João Nilo e Edson Palheta

O UFPA Pesquisa vai ao ar nos seguintes dias e horários:
Quinta-feira (01/10) – 10h e 21h;
Sexta-feira (02/10) – 15h (reprise);
Domingo (04/10) – 10h (reprise).