Comunicação, Política e Democracia, com o Wilson Gomes

“UFPA Pesquisa – Comunicação, Política e Democracia”

UFPA Pesquisa

Rádio Web UFPA

Comunicação, Política e Democracia é o tema em destaque nesta edição do UFPA Pesquisa. O convidado é o doutor em filosofia Wilson Gomes, professor titular da disciplina Teoria da Comunicação e, também, pesquisador-orientador no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Com diversas pesquisas nas áreas da comunicação, política, democracia e ambientes digitais, Wilson Gomes esteve em Belém como um dos conferencistas da 76ª  Reunião Anual da SBPC, realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 07 a 13 de julho de 2024. Na oportunidade, o pesquisador gravou o UFPA Pesquisa, com a apresentação da jornalista Elissandra Batista.

No programa, Wilson Gomes destaca que o avanço da extrema direita e do fascismo, diante do contexto político atual no mundo, representa um retrocesso para os direitos das minorias menos favorecidas. No entanto, essa ideologia consegue apoio de uma grande parte da sociedade. Assim, o professor Wilson Gomes comenta o que leva alguém a defender um pensamento que age pela destruição do diálogo e da disseminação do ódio.

“O dogmatismo está bem disseminado, não só na extrema direita, mas em muitas posições dogmáticas, fundamentalistas e intolerantes. Muitas pessoas culpam, por isso, o surgimento das redes sociais digitais e da transformação digital da vida porque isso permite com que pessoas, antes isoladas com as suas ideias radicais e extremistas, de alguma maneira agora consigam criar e se conectar com redes que pensam como elas”, explica o professor Wilson.

Além dos processos de intolerância no mundo contemporâneo, o pesquisador comenta ainda sobre a relação entre ciência e sociedade. Para ele que é atuante nas redes sociais e colunista do jornal Folha de São Paulo, o papel dos pesquisadores e intelectuais é, cada vez mais, ajudar a humanidade a compreender os problemas mundiais, especialmente, em relação aos assuntos que envolvem a democracia.

“Todos os dias tem alguma coisa para comentar. Eu acho que as pessoas estão desesperadas para compreender essas coisas, mesmo na base da cabeçada e errando em muitas decisões. Então, eu acho que é preciso que quem teve uma formação tem que ajudar essas pessoas. E a vantagem disso é encontrar caminhos”, ressalta o professor.

E para reforça a importância de debater com a sociedade a relação entre a comunicação e democracia, Wilson Gomes ressalta que a democracia está muito além da defesa do direito à informação e quando o processo é respeitado garante direitos para as vozes menos favorecidas.

“A democracia é um sistema muito bom para as minorias, porque, nesse contexto, a minoria não deve ser passada no fio da espada, ela tem direito de sobreviver, argumentar, a defender seus pontos de vista, a defender as suas perspectivas. E, eventualmente, a se tornar ela própria uma maioria, convocando e convencendo outras pessoas”.

Além disso, de acordo com Wilson Bueno, antes de tudo, as características da ideia de democracia estão relacionadas como um sistema de decisão política baseada no princípio da igualdade, da dignidade política da sociedade, e, especialmente, na conduta da liberdade política.

“Esse é um princípio básico da vida democrática, ninguém precisa ser eliminado, todas as pessoas são pessoas que têm direito a dizer a que veio e a sustentar suas perspectivas, a defender seus valores e, na convivência democrática, se espera que os outros escutem. E isso não significa conceder, significa negociar. Na democracia, a maioria governa mas ela não impera, não é a ditadura da maioria”, comenta o pesquisador.

Para conhecer melhor o pensamento de Wilson Gomes, além da importância dos estudos e pesquisas realizados pelo filósofo brasileiro, especialmente, nas áreas da Comunicação, Política e Democracia, não perca esta edição do UFPA Pesquisa.

Compartilhe !

Id:15697

Pular para o conteúdo