Universidade Popular em Direitos Humanos

Nesta semana o UFPA Comunidade apresenta o programa de extensão Universidade Popular em Direitos Humanos (PUPDH). As convidadas do programa são a professora Olinda Rodrigues, coordenadora do programa Universidade Popular em Direitos Humanos, a professora Elen Lúcia Carvalho, coordenadora do projeto de formação profissional em parceria com o Conselho Estadual sobre Drogas (CONED), e a aluna do curso de Serviço Social e bolsista do projeto Etiene Santos.

A professora Olinda explica a idealização inicial do programa, que iniciou como um projeto em 2007, voltado à formação de lideranças comunitárias. Atualmente, uma das ações do programa é com o projeto de formação profissional na SEJUDH/CONED, propondo uma ponte entre a UFPA e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, de modo a beneficiar a qualificação dos alunos de serviço social em estágio supervisionado, além de oferecer capacitações, seminários e fóruns para os profissionais da secretaria e agentes que atuam em conselhos sobre política de drogas.

Durante a entrevista, a professora Elen Carvalho ressalta a importância da orientação e capacitação para os futuros profissionais atuantes em atividades direcionadas aos Conselhos estadual e municipais sobre drogas. Além disso, esclarece sobre a missão do projeto de contribuir para formular a política sobre drogas no estado e adotar estratégias para que o governo possa intervir nesse controle social, por meio da formação de profissionais e assistentes para integrar esses Conselhos.

Nesta edição, conheça também o projeto de extensão “Juventude e participação popular: formando novos líderes comunitários” e outras ações extensionistas do PUPDH.