Observatório da gestão costeira do estado do Pará

Nesta edição do UFPA Pesquisa conheça o Observatório da Gestão Costeira do Estado do Pará, um projeto do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA (PPGeo) e desenvolvido com o apoio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação da Amazônia Legal, da Capes.

O Observatório da Gestão Costeira do Estado do Pará visa construir uma base de dados socioeconômicos, ambientais e legais, além de fazer um diagnóstico dos impactos socioambientais e territoriais que ocorrem na zona costeira para subsidiar projetos, ações e políticas públicas no estado.

De acordo com a Política Estadual de Gerenciamento Costeiro do Pará (Lei 9.064, de 25 de maio de 2020), são cerca de 600 km de costa compostos por 47 municípios divididos em cinco setores que vão desde o Marajó Ocidental até a chamada Costa Atlântica Paraense ou região do Salgado. Em termos de extensão, o Pará é o estado com a 8ª maior zona costeira do Brasil. Trata-se, portanto, de uma área extremamente diversa, com locais com altas e baixas concentrações demográficas, diferentes níveis de desenvolvimento social e econômico, além de paisagens e biodiversidade distintas.

Diante disso, compreender as dinâmicas de uso dos territórios e dos recursos naturais, bem como a ação humana nessas áreas tem envolvido muitos projetos e instituições de ensino e pesquisa locais há mais de 20 anos, como afirma o coordenador do projeto, professor Cláudio Szlafsztein. O docente explica ainda que o Observatório da Gestão Costeira do Estado do Pará busca contribuir com a formação de recursos humanos na área e ampliar e qualificar a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA, em especial da linha de pesquisa “Dinâmica Socioambiental e Recursos Naturais na Amazônia”.

“Um dos principais desafios desse projeto, implementado pela Capes para toda a Amazônia Legal, é que dele nasçam oportunidades de novos projetos que deem novas perspectivas para o futuro”, acrescenta o pesquisador do PPGeo.

Ao longo da entrevista, conheça também o trabalho do professor Cláudio Szlafsztein a frente de projetos que se dedicaram à capacitação de comunidades costeiras para o enfrentamento dos das mudanças climáticas e à análise da vulnerabilidade a desastres naturais na zona costeira paraense. Para conhecer mais sobre esses projetos e o Observatório da Gestão Costeira do Estado do Pará, confira a integra deste programa.

Apresentação, produção e roteiro: Elissandra Batista
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas às quintas-feiras, às 10h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h

Compartilhe !

Id:8607

Pular para o conteúdo