Pandemia e Povos Tradicionais da Amazônia

Nesta edição do UFPA Pesquisa tratamos da relação entre Pandemia e Povos Tradicionais da Amazônia. Nossa entrevistada é Ângela Mendes, tecnóloga em gestão ambiental, primogênita do líder ambientalista Chico Mendes e representante do Conselho das Populações Extrativistas.

Com a pandemia da COVID-19, o mundo todo precisou se adaptar à nova realidade e seguir protocolos de segurança sanitária indicados pelos órgãos mundiais da saúde. Porém, para muitos, esse processo apresentou mais dificuldades, já que o contexto pandêmico acabou intensificando velhos problemas.

No caso dos povos tradicionais da Amazônia, alguns desafios estão relacionados à falta de políticas públicas eficientes para a proteção e assistência dessas populações, que já lidavam com uma enorme carência de serviços e estruturas de saúde, por exemplo.

Além disso, questões como as invasões, o desmatamento e as queimadas, bem como as violações e ameaças a direitos já garantidos tornam o atual momento ainda mais problemático. “Hoje, a grande ameaça está nos projetos de lei que estão ‘brotando’ na Câmara Federal, atendendo diversos tipos de interesse financeiro”, complementa Ângela Mendes.

Esses e outros pontos são abordados durante a entrevista, que destaca, ainda, a relevância do debate sobre as questões amazônicas no cenário político-social mundial. Com a realização do GLF Amazônia, a expectativa é que as questões que envolvem a pandemia e povos tradicionais, além de outros aspectos da realidade local ganhem ainda mais evidência.

O evento ocorre de 21 a 23 de setembro e será totalmente on-line, com destaque para as experiências de quem vive no bioma amazônico. Confira mais detalhes sobre essa temática, ouvindo a íntegra deste programa.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Isabelly Risuenho
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas às quintas-feiras, às 10h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h

Compartilhe !

Id:8847

Pular para o conteúdo