30 anos do campus de Breves

Nesta edição, o Universidade Multicampi destaca os 30 anos do Campus Breves da UFPAO convidado do programa é o professor doutor Carlos Elvio das Neves Paes, da Faculdade de Educação, do campus da UFPA no município de Breves, na Ilha do Marajó.

O campus de Breves começou a ser instalado na região no início da década de 1990, primeiramente como um núcleo vinculado ao campus de Soure. Nessa trajetória de quase 30 anos, o professor Carlos Elvio destaca a importância do papel da população na implantação do campus. “Essa conquista, que foi ter a universidade em Breves – Marajó, ela mobilizou a população pra isso, ela envolveu toda a população pra isso, porque a população via lá atrás, uma possibilidade de ter acesso à educação superior mais próximo de si, um direito seu, inclusive”, afirma o docente, que atualmente desenvolve uma pesquisa sobre essa história sob o título “Universidade Reinvidicada: Etnografia histórica de uma ação política no Marajó”

“Houve uma mobilização muito forte da sociedade, da comunidade, por isso que o tema do trabalho é Universidade Reivindicada, não é universidade verticalizada, imposta, doada ou coisa parecida, é universidade que foi reivindicada, e que por conta dessa reivindicação ela se materializou naquele lugar”.

De acordo com o professor, um dos pontos que marcam a história desse e outros campi, no processo de interiorização da UFPA é o foco inicial no atendimento da demanda por formação de professores. Assim, surgiram os primeiros cursos voltados à licenciatura em áreas como História, Geografia, Matemática, Português e Pedagogia. Dessa forma, se buscou enfrentar o déficit de professores com ensino superior e atender as necessidades de profissionais para o Ensino Médio e os anos precedentes da educação básica.

Para Carlos Élvio, é preciso compreender, valorizar e discutir as ações da universidade pelo impacto que ela tem na vida da região. “As ações da universidade é que precisam ser, talvez, expandidas, replanejadas, revistas, porque ela continua sendo a esperança, ela foi e continua sendo a esperança de transformação da realidade Marajoara pela educação”, afirma.

Durante o programa, você também vai conhecer mais sobre o projeto “Universidade Reinvidicada: Etnografia histórica de uma ação política no Marajó”, além da atuação do professor na gestão do campus e peculiaridades da cidade de Breves.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Helando Fragoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.