Bycatch – Captura acidental de peixes na Região Norte

Você sabe o que é Bycatch? Conhece a pesca de arrastão e quais as consequências dessa atividade muito utilizada em áreas pesqueiras? Esta edição do Universidade Multicampi recebe a professora Bianca Bentes para esclarecer sobre essas ações que são responsáveis pela degradação do habitat marinho.

A pesquisadora formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará, com experiência em Zoologia, Ecologia Aquática e Pesca, explica que o bycatch é um termo em inglês usado para definir as espécies que são capturadas durante a pescaria de arrastão, mas não são o alvo principal.

De acordo com a professora Bianca Bentes, a pescaria de arrastão se caracteriza pela ”atuação de embarcações muito fortes e de grande propulsão, com grande poder de autonomia podendo ficar até 60 dias em alto mar realizando arrastos diariamente que duram em média de 4 a 5 horas. Duas redes que tem 22 metros de abertura cada, varrem territórios em uma velocidade de aproximadamente 3 nós, o equivalente a 5 quilômetros por hora”.

Percebendo os malefícios causados por essa modalidade de pesca, em 2011 em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a pesquisadora passa a coordenar um projeto sobre o bycatch na Região Norte. O objetivo é reduzir a captura acidental ou incidental de espécies não-alvo de pesca de arrasto, desenvolvendo estratégias para tornar a pesca mais seletiva, evitando a eutrofização do habitat aquático.

Na conversa com o apresentador Joel Cardoso, a pesquisadora Bianca Bentes fala das experiências com a docência na graduação e pós-graduação, a diversidade de espécies marinhas da região, as parcerias para as pesquisas pesqueira e a importância do desenvolvimento do conhecimento pesqueiro.

Apresentação e produção: Joel Cardoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.

Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.