Da Transamazônica à Transoceânica: história, memória e literatura

Nesta edição do Universidade Multicampi o destaque é o projeto de pesquisa Da Transamazônica à Transoceânica: história, memória e literatura em grandes rodovias na América do Sul.

O projeto desenvolvido pelo professor pós-doutor César Martins de Souza, une antropologia e história para analisar o grande projeto da rodovia Transamazônica, que buscava unir o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Um dos objetivos da pesquisa é discutir como esse projeto de integração marcou as relações econômicas, culturais, ambientais e sociais na Pan-Amazônia desde os anos 1970. Além de trabalhar a história, o professor também comenta sobre a cultura e a identidade desenvolvidas na região.

“O que se vê em Altamira, e na Transamazônica, são lugares marcados por uma multiplicidade de práticas culturais e de identidades, que vão formando uma supraidentidade: a identidade supra-amazônica”, afirma o professor.

César Martins de Souza também pesquisou a sociabilidade na região, refletindo sobre como os lugares moldam a identidade cultural dos habitantes. “Eu fiz alguns estudos sobre sociabilidade, os lugares, os espaços sociais onde as pessoas se reúnem e vão criando relações sociais. Então sociabilidade pode ser criada em uma igreja, por exemplo, igreja é um lugar de reunião religiosa, mas também é um lugar de sociabilidade. Ali as pessoas se encontram, se reúnem, se constroem, trocam alianças, memórias. Como também pode ser uma escola, uma universidade, os lugares onde as pessoas se reúnem e vão construindo os laços de sociabilidade”.

Para saber mais, não perca o programa e conheça o projeto de pesquisa Da Transamazônica à Transoceânica: história, memória e literatura em grandes rodovias na América do Sul.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Helando Fragoso

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.