Ensino e aprendizagem de trompete na UFPA.

Instrumento que integrou o repertório das composições do período romântico e se popularizou nas obras do compositor alemão Richard Wagner, o trompete é um dos principais objetos de estudo do professor Elielson Gomes, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Graduado em música com habilitação em trompete pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e com pós-graduação em fundamentos da criação musical pela UFPA, o professor coordena o projeto “Ensino aprendizagem de trompete na UFPA”.

O principal objetivo é incentivar estudos e pesquisas na área, por meio de obras essenciais para o desenvolvimento acadêmico, como é o caso do trabalho de Jean-Baptiste Arban, considerado uma espécie de bíblia para quem estuda o instrumento.

Nesta edição do Universidade Multicampi,  Elielson Gomes ressalta também a importância de ensaios de artistas como Hebert Clarke e Vincent Chicowitz e sua obra Flow Studies.

O professor compartilha ainda um pouco da trajetória como estudante de música, das primeiras aulas de trompete e teclado a ida para o conservatório e a vivencia no ensino aprendizagem.

Apresentação e produção: Joel Cardoso

Texto: Graziela Ferreira

Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

Edição de áudio e montagem: João Nilo Ferreira.

O Universidade Multicampi vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h e 21h.

Horários altenativos de exibição: quinta-feira, às 15h / Sábado, às 19h.