Ensino e pesquisa sobre percepção musical

Ensino e pesquisa sobre percepção musical é o tema em destaque nesta edição do Universidade Multicampi. O convidado é o professor Alexandre Lemos, coordenador de ensino da Escola de Música da UFPA.

No Programa, o professor relata as experiencias com o projeto de pesquisa denominado “Processamento auditivo central e sua influência nas habilidades de percepção musical”. De acordo com o professor, “a percepção musical é a capacidade que nós temos de entender os parâmetros do som”. Dentre os quais os que ele pesquisa, “excluindo a intensidade que é um parâmetro do som, a altura, que é a frequência, e o timbre”.

O trabalho, realizado desde 2018, tem como objetivo identificar estudantes que apresentam algum distúrbio no processamento auditivo central, verificando a possível influência desse problema sob o desempenho dos discentes nas habilidades de percepção musical e no desempenho escolar.

O professor Alexandre Lemos é graduado em biomedicina e música pela UFPA, com mestrado e doutorado em genética pela Universidade de São Paulo. Durante o programa, ela também destaca as experiências no meio acadêmico, principalmente, na área de educação musical. Além disso, o professor conta como consegue relacionar o conhecimento das ciências biológicas com a música.

Os projetos para levar a música erudita além do ambiente acadêmico também estão na pauta do Universidade Multicampi. Sobre a formação de públicos para a música erudita, o professor afirma que a a preferência musical é um processo que inicia desde a infância. “A música é algo que tem pra todo mundo, então sempre terá público (…) A formação do público vai depender muito da formação musical que o indivíduo tem desde criança”.

Para saber mais sobre o projeto Ensino e pesquisa sobre percepção musical não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação e roteiro: professor Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Ana Rosa Batista
Gravação e montagem: João Nilo e Felipe Rocha

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h