Estratégias para o ensino de Ciências

Nesta edição, o Universidade Multicampi fala sobre Estratégias para o Ensino de Ciências, abordando especialmente as metodologias que utilizam a arte como facilitadoras desse processo.

No programa, recebemos a professora doutora Nívia Magalhães, docente da Faculdade de Ciências Naturais no campus Breves, que destaca, por exemplo, a importância do teatro em suas práticas de ensino.

Contando a história do teatro e como a arte pode ajudar no ensino de ciências, a professora tem o intuito de mudar a forma como o aluno age. “Quando eu iniciei o doutorado eu pensei em propor algo diferenciado, uma metodologia em que o aluno pode ser mais ativo, refletir sobre o que ele aprende, colocando ele em uma posição mais ativa”, declara Nívia.

A proposta se estende também ao uso do cinema como ferramenta didática na formação dos estudantes do curso de Ciências Naturais ofertado no campus de Breves. “Eu gosto muito de utilizar as narrativas fílmicas, tanto nas disciplinas pedagógicas quanto nas disciplinas específicas. Então nas disciplinas pedagógicas geralmente a gente problematiza um pouco da formação dos professores, e nas disciplinas específicas alguns conteúdos que a gente consegue aproveitar pra trabalhar”, afirma a professora.

Para a professora, propor novas metodologias ajuda na compreensão dos alunos sobre a matéria e também contribui para se mudar a estrutura tradicional da sala de aula. “Eles (os alunos) falam que conseguem aprender com mais facilidade sobre o tema porque, inclusive eles podem opinar, eles podem registrar o que eles sabem sobre aquilo. Eles aprendem de uma forma mais leve e divertida, diferente de eles estarem sentados em uma cadeira olhando pro professor e não poder se expressar, então para eles é sempre desafiador e inovador”.

Para saber mais sobre Estratégias para o Ensino de Ciências, não perca este programa.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Helando Fragoso

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.