Formação de Leitores em Escolas Ribeirinhas

Nesta edição, o Universidade Multicampi fala sobre Formação de Leitores em Escolas Ribeirinhas. No programa, recebemos a professora doutora Sônia Amaral, docente da Faculdade de Letras no campus Breves, que desenvolveu projetos de pesquisa e extensão de incentivo à leitura entre crianças do arquipélago do Marajó.

Nas ações, a professora levava malas de livros a escolas da região como forma de favorecer o acesso à literatura e à formação de novos leitores. “Primeiro nós começamos apresentando as leituras e lendo pra elas. Depois, nós deixamos que elas escolhessem os livros que elas queriam e, finalmente, estávamos emprestando por semana o livro. E eu digo que foi muito interessante porque a gente percebeu a família que vinha trazer a criança de barco, a remo, na rabeta, já queriam olhar também os livros e ficavam por lá, pegavam o livro, achavam interessante, e começaram a contar as histórias que elas conheciam da nossa região”, declara Sônia.

De acordo com a professora, a proposta não apenas despertou o interesse pela leitura, mas também incentivou a produção de narrativas pelas próprias crianças. “Nós conseguimos fazer com eles um trabalho de divulgação da comunidade por meio desse projeto, nós conseguimos que uma equipe viesse de Belém, da UFPA, para fazer uma oficina sobre como usar uma câmera fotográfica, como utilizar uma câmera para filmar, mostrar o que eles têm na região. E a leitura se tornou algo essencial, porque as crianças chegavam e já perguntavam: ‘O que tem pra ler hoje? Trouxeram jornal?’ E ele começaram a produzir as suas manchetes e foi fantástico”, afirma

Sônia Amaral também comenta o papel da universidade na socialização do conhecimento, as ações que desenvolve na área de educação ambiental e sobre a importância do diálogo de saberes na experiência do Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) na região. Para saber mais sobre a Formação de Leitores em Escolas Ribeirinhas, não perca este programa.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Helando Fragoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.

Compartilhe !

Id:5955

Pular para o conteúdo