“Cabe a cada um dentro do seu papel na sociedade, refletir sobre o que precisa ser feito de diferente para que essas pessoas (com deficiência) se sintam realmente incluídas”. A frase é da professora Raphaella Duarte, coordenadora do projeto de “Formação Docente para Inclusão de Alunos da Educação Especial na Educação Superior”.

Graduada em psicologia e com linhas de pesquisa na área da surdez e educação especial, a pesquisadora também participa do Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (GEIRA), do campus da UFPA em Castanhal.

A proposta inicial do projeto de oferecer formação para os docentes da educação básica mudou para atender as demandas de professores do ensino superior. As formações têm duração quatro horas e são realizadas em rodas de conversa em que é possível dialogar e identificar as dificuldades do relacionamento entre professor e aluno com deficiência.

A dinâmica de atuação, após a conversa, é preparar a formação de acordo com as demandas de professores e alunos, assim como as estratégias para solucionar cada situação e garantir a inclusão dos estudantes.

De acordo com Raphaella Duarte, a equipe do GEIRA pretende avaliar a formação oferecida aos docentes do ensino superior, assim como estudam a flexibilização dos horários para que todos os professores participem das reuniões.

No bate papo ainda foram abordados temas como a responsabilidade social para a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência e a importância do apoio institucional para o acesso e permanência de alunos com deficiência no ensino superior. Isso e muito mais você confere nesta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Fabrício Queiroz.
Produção: Graziela Ferreira
Gravação e montagem: João Nilo
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

O Universidade Multicampi vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: quinta-feira, às 15h / Sábado, às 19h.