Infância, adolescência, direitos humanos e negritude no Marajó

Nesta edição, o Universidade Multicampi fala sobre Infância, Adolescência, Direitos Humanos e Negritude no Marajó. No programa, recebemos a professora doutora Jaqueline Guimarães, docente da Faculdade de Serviço Social, no campus Breves.

Em seus projetos de pesquisa, a professora trabalha temas como os direitos humanos, a infância, a juventude e a negritude marajoara. Uma de suas reflexões está em torno do porquê os negros não se reconhecerem no Marajó. Em 2017, ela realizou uma pesquisa com 35 alunos. Entre os entrevistados, apenas nove se autoidentificaram como pretos.

“Isso torna muito mais difícil ele identificar que é alvo de racismo, de preconceito racial, de discriminação racial. E é justamente isso que a gente quer fazer. No momento que a gente diz que vai pesquisar, a gente também tá querendo formar, porque a partir do momento que a gente tem uma identidade, que conhece os nossos direitos eu consigo apontar estratégias de proteção”, declara Jaqueline Guimarães.

Para a professora, esse olhar sobre as violações de direitos humanos tomando como referência a infância e a negritude ajuda a evidenciar a carência de políticas afirmativas e de proteção, principalmente às crianças negras. “Na nossa sociedade, a infância branca consegue comover em torno de si um senso de proteção muito maior. A nossa sociedade se acostumou a ver crianças negras na rua, crianças negras passando fome e isso acontece aqui no Marajó”.

Durante o programa, a docente também destaca o problema das violações de direitos humanos no Marajó, o preconceito contra indígenas e negros na região, formas de combater o preconceito, entre outros assuntos.  Para saber mais sobre Infância, Adolescência, Direitos Humanos e Negritude no Marajó, não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Helando Fragoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.

Compartilhe !

Id:6029

Pular para o conteúdo