Infâncias amazônicas: arte, cultura e educação

Nesta edição, o Universidade Multicampi fala sobre o projeto de pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, cultura e educação de crianças em diferentes contextos.

O projeto desenvolvido pela professora doutora Simei Andrade, busca compreender a influência que a arte e a cultura podem ter na educação de crianças ribeirinhas. O projeto faz parte da linha de pesquisa da professora, que é marcada pela busca de melhorias no ensino utilizando recursos metodológicos que valorizam a ludicidade. “A escola não é só o lugar de aprender a ler e a escrever, mas ela é o espaço da convivência social”, declara Simei.

Outro objetivo do projeto Infâncias Amazônicas é atuar com discentes do curso de licenciatura em Dança e discutir com eles a importância do currículo e a necessidade de planejamento e didática na formação dos seus futuros alunos. “O currículo é construído com uma visão filosófica, uma visão política, com uma visão social e uma visão educacional. Então o currículo não está atrelado à questão do conteúdo, mas ele é construído a partir dessas várias menções que fazem parte da construção humana. Então o currículo tem a ver não apenas com o processo de ensino e aprendizagem, mas com o processo de construção do homem cidadão”.

Para saber mais, não perca o programa e conheça o projeto de pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, cultura e educação de crianças em diferentes contextos.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Helando Fragoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Simei Andrade

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.