Marajó Culturarte

No programa Universidade Multicampi dessa semana, conheça o projeto de extensão Marajó Culturarte. O apresentador Joel Cardoso visitou o campus da UFPA em Soure para uma conversa com a professora Maria Páscoa do Sarmento de Sousa, que coordena esse projeto cultural. 

Para ela era importante criar uma iniciativa que estabelecesse um diálogo entre a universidade e as comunidades quilombolas da região. O projeto tem ações voltadas para a comunidade Bairro Alto, em Salvaterra, mas também direciona atividades para os municípios de Soure, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari e Muaná.

No total, são 16 comunidades quilombolas reconhecidas, podendo chegar a 20, já que algumas ainda aguardam reconhecimento. Para essas populações, os traços culturais vindos de seus ancestrais são marcantes nas danças, artes e costumes. Na conversa, Maria Páscoa conta sobre tradições e conhecimentos das comunidades que ainda permanecem e que são pouco conhecidos pelos habitantes do Pará.

Algumas dessas tradições, como a reza das ladainhas em latim, o trabalho dos tecelões, a produção de cestaria e do tipiti e o Boi-Bumbá, são comentadas pela professora na entrevista.

Compartilhe !

Id:551

Pular para o conteúdo